PUBLICIDADE

Colômbia aposta no patrimônio cultural para incentivar turismo

18 mar 2013 - 14h07
Compartilhar

Igrejas coloniais, casarões históricos, ruas de pedras e paisagens exóticas são algumas das apostas da última campanha turística do governo colombiano, que procura aumentar o número de visitantes que escolhem o país como destino.

A iniciativa procura incentivar o turismo religioso, cinematográfico, musical e gastronômico para oferecer aos turistas novas e variadas experiências.

A Rede Turística de Povos Patrimônio da Colômbia apresentou neste fim de semana na cidade colonial Santa Cruz de Mompox, uma ilha do rio Magdalena e cenário de um grande legado cultural, a nova campanha.

Outra iniciativa é o concurso "Uma viagem no tempo", que sorteará prêmios para os turistas e que além de expandir o setor tem como objetivo a preservação do patrimônio cultural de locais belos e desconhecidos do país.

A gerente da rede, Catalina Velásquez, disse à Agência Efe que a iniciativa do Ministério de Comércio, Indústria e Turismo "quer promover uma nova categoria de turismo", que vai além dos destinos tradicionais como Cartagena das Índias, as praias do Caribe e o Eixo Cafeicultor.

Desta forma, a Colômbia aposta no turismo cultural, no desenvolvimento sustentável e na participação da comunidade no crescimento dos municípios que abrigam valor histórico.

"A meta é melhorar a qualidade de vida dos moradores destas localidades. Pretendemos com este projeto contribuir para o desenvolvimento local com identidade cultural que é a característica fundamental destes territórios", explicou.

A rede é composta por quatorze localidades que não superam os cento cinquenta mil habitantes e que foram declaradas Patrimônio Histórico da Nação (Santa Cruz de Mompox foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1995).

Completam a lista Aguadas, Barichara, Ciénaga, El Jardín, Girón, Guaduas, Honda, La Playa de Belén, Lorica, Monguí, Salamina, Santa Fe de Antioquia e Villa de Leyva.

As cidades foram selecionados por contar com uma adequada infraestrutura hoteleira e por suas características arquitetônicas, históricas, ambientais e de identidade.

Mompox é reconhecida por sua maravilhosa arquitetura colonial, suas filigranas em ouro e prata e pelo fervor com que seu povo celebra a Semana Santa, em uma comemoração que tem origens sevilhanas.

Esta cidade do norte da Colômbia tem como eixo principal de sua cultura a fé católica, que é refletida em suas sete igrejas coloniais muito bem conservadas.

Aguadas, por seu lado, abriga valiosos petroglifos (representações feitas pelo homem nas pedras) e uma grande variedade de templos católicos centenários.

El Jardin, Salamina e Santa Fe de Antioquia se destacam por suas belas paisagens e arquitetura colonial.

La Playa de Belén, no Norte de Santander, departamento na fronteira com a Venezuela, é um recanto de paz, onde o grande destaque é o Parque Natural Los Estoraques, de quatro milhões de anos.

Todas as casas deste pitoresco lugar são brancas, têm um vaso redondo na entrada e os letreiros dos estabelecimentos comerciais são feitos de madeira.

Outras características destes locais é que estão localizados em zonas de grande beleza natural, com opções para a prática de trilhas e esportes radicais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade