PUBLICIDADE

Colômbia aposta em turistas brasileiros, apesar de dificuldades econômicas

25 ago 2015 - 19h32
Compartilhar
Exibir comentários

A Colômbia confia na "competitividade" de sua oferta turística para atrair brasileiros, apesar das dificuldades econômicas e políticas do Brasil, que começa a sentir os efeitos de uma forte desvalorização de sua moeda, afirmou nesta terça-feira Alejandro Peláez, diretor no Brasil do Procolombia, o escritório do governo encarregado de promover exportações, investimentos e turismo.

Segundo ele, muitos viajantes brasileiros podem mudar seus roteiros feitos para destinos europeus ou da América do Norte pela Colômbia, que compete no mercado turístico com Argentina, Peru e outros países do Caribe.

"Para um momento de crise como o de hoje, o destino Colômbia está tendo aqui números de crescimento expressivos", afirmou Peláez à Agência Efe após inaugurar em São Paulo a Semana da Colômbia no Brasil, evento destinado às operadoras de turismo e que acontece desde 2013.

De acordo com o Procolombia, até junho, o país andino registrou um aumento de 26% no número de turistas brasileiros em comparação ao primeiro semestre de 2014. No ano passado, a Colômbia recebeu 124 mil brasileiros, um número que cresce a cada ano e, segundo Peláez, apresenta cada vez mais oportunidades para a divulgação do turismo colombiano no Brasil.

"O objetivo principal é posicionar à Colômbia como um destino mais atrativo para os brasileiros. A taxa de câmbio mais favorável e a chegada de mais redes hoteleiras, com infraestrutura moderna a preços mais competitivos, transformam à Colômbia em um país atraente para os turistas daqui", ressaltou Peláez.

Além disso, destinos "diferenciados" como o arquipélago de San Andrés y Providencia, com os encantos naturais do Caribe, e o surfe e as baleias do Pacífico, complementam a oferta dos tradicionais destinos andinos, como o do turismo no Eixo Cafeicultor da Colômbia, nos departamentos de Caldas, Risaralda e Quindío.

"A paisagem e a cultura cafeeira são muito interessantes, especialmente para os brasileiros que adoram o café e lá recebem todas as informações de produção e participam de degustações. O Parque do Café, na cidade de Montenegro, pode ser observado também em passeios de balão", disse Peláez.

De acordo com diretor, os 'mochileiros' também têm vez no país, já que a Colômbia é um "paraíso" por concentrar uma grande variedade de hostels, inclusive em cidades turísticas como Cartagena e Santa Marta.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade