PUBLICIDADE

Chulé e jogos: site lista os hábitos mais irritantes em viagens de avião

Chutar a poltrona, levar malas gigantes e falar alto estão entre os comportamentos apontados pela CNN

29 nov 2013 - 08h03
(atualizado às 08h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Existem inúmeros comportamentos que nos deixam irritados quando viajamos de avião. A CNN selecionou alguns deles: confira a lista e use os comentários para escolher os que mais incomodam você. 

Balançar e chutar a sua poltrona

A atitude mais irritante durante um voo é quando a pessoa sentada atrás chuta, empurra ou usa a sua poltrona para se apoiar na hora de levantar. As poltronas dos aviões são muito leves e qualquer contato causa um movimento muito chato para quem está sentado. 

Reclinar a poltrona

Reclinar a poltrona, claro, é um direito que temos e que nos dá um pouco mais de espaço no avião. Mas é preciso ter um mínimo de consideração e não recliná-la quando a pessoa de trás está comendo. 

Demorar no banheiro

Os aviões têm apenas alguns banheiros para centenas de passageiros. Nada mais chato do que estar apertado e ficar esperando no corredor enquanto alguém demora exageradamente para se arrumar e sair do toalete. 

Pés descalços

Sim, na hora de uma longa viagem queremos ficar à vontade e confortáveis. Mas ninguém merece sentir o chulé das meias sujas depois de uma viagem de um mochileiro pela Europa. Se fizer questão, pense em levar meias limpas para a viagem de volta. 

Higiene pessoal

Quando você vai pegar um voo de 10 horas com um total desconhecido colado a você, o minimo que se espera é que ele não tenha um cheiro desagradável. Pense no outro, tome banho antes de viajar e capriche no desodorante. 

Pessoas correndo para desembarcar

É difícil entender a pressa de certas pessoas na hora de desembarcar. Enquanto o avião acaba de pousar, elas já levantam, como se elas não fossem ter de esperar o avião parar, a porta abrir, a fila da imigração e as malas na esteira como todo o resto dos passageiros. Calma, gente! 

Malas gigantes

Sempre tem aquele inconveniente que, em vez de despachar sua mala, pretende levá-la na cabine. O resultado, claro, é querer colocar a mala, que não cabe no compartimento, esmagando as outras mochilas de tamanhos razoáveis. 

<p>Jogos barulhentos deixa os outros passageiros irritados</p>
Jogos barulhentos deixa os outros passageiros irritados
Foto: Getty Images

Jogos barulhentos

Não há problema em você ou suas crianças joguem joguinhos eletrônicos antes ou depois da decolagem para se distrairem um pouco. Mas isto não quer dizer que todo o resto dos passageiros tenha que ouvir os barulhinhos ao volume máximo. Preserve o silêncio para tranquilidade dos vizinhos. 

Tossir e espirrar sem cobrir a boca

Tossir e espirrar são coisas naturais, mas num ambiente fechado e apertado como um avião, cobrir a boca é o mínimo dos gestos. Compartilhar germes? Não, obrigado!

Dominar a poltrona do meio

Quando a poltrona do meio está livre, os passageiros podem aproveitar um espacinho extra para braços e pernas. Isto, quando o vizinho do outro lado não domina o lugar com sua mochila  ou o urso de pelúcia gigante que leva para a sua filha. 

A guerra do apoio de braço

Quando não há consideração, o espaço do apoio de braço pode virar uma autêntica “Guerra fria”. Use o bom senso e saiba dividir. 

Falar alto

Um avião é um espaço tranquilo, onde o estresse inerente a uma viagem já é suficiente. Abstenha-se de tentar conversar com seu amigo sentado dez fileiras atrás, preservando a tranquilidade dos outros passageiros. 

Cheiro de comida

Tudo bem, podemos aceitar que a comida dos aviões não costuma ser a mais suculenta que você vai encontrar na gastronomia mundial, mas é preciso mesmo compartilhar o cheiro do seu sanduíche de camembert ao voltar de alguns dias de férias em Paris?

Falar ao telefone

Sempre tem aquele vizinho inconveniente que não aguenta nem 10 segundos sem o celular na hora de aterrissar. Esperar alguns minutinhos para avisar que acabou de chegar não é apenas educação, e sim uma norma aeronáutica a ser respeitada. 

<p>Incomodar e ser incomodado quando precisa ir ao banheiro é uma das situação mais incômodas durante as viagens</p>
Incomodar e ser incomodado quando precisa ir ao banheiro é uma das situação mais incômodas durante as viagens
Foto: Getty Images
Perder a paciência com quem quer ir ao banheiro

Sentar no corredor tem a vantagem de poder ir ao banheiro sem precisar pedir licença a ninguém. A desvantagem é que você vai ter de deixar seus vizinhos passarem quando eles quiserem ir ao toalete: seja educado e respeite o direito deles sem fazê-los se sentir inconvientes. É claro que eles também têm de ter bom senso e não pedir para sair de cinco em cinco minutos. 

Bebês chorando

Bebês choram, não há muito o que fazer e isso não é culpa nem deles, nem dos pais. Mas por mais que seja normal, não podemos negar que é bastante irritante, especialmente quando queremos dormir.  

Embarcar fora da sua vez

É cada vez mais comum que as linhas aéreas façam seus passageiros embarcar aos poucos, seguindo grupos designados previamente. Seja sensato e não tente embarcar fora da sua vez. 

Perna balançando compulsivamente

O nervosismo de voar provoca reações variadas. Mas uma das mais desagradáveis é a do vizinho que balança a perna compulsivamente, encostando na sua e deixando você incomodado. 

Demorar para escolher o filme

Quando você já escolheu o seu filme e está assistindo tranquilamente, o seu vizinho fica demorando horas para escolher, tirando a sua atenção. Será que não dá para se decidir logo?

Maltratar seus pertences no compartimento

Você chegou a tempo no portão de embarque, entrou no avião tranquilamente e guardou sua mochila e suas sacolas delicadamente no compartimanto situado sobre as poltronas. Quando já não há espaço, chega aquele retardatário que, sem achar onde colocar a sua mochila, sacode e esmaga as suas coisas para colocar aquele violão inconveniente ou sua mala desproporcional, deixando você de mau-humor. 

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Compartilhar
Publicidade
Publicidade