Brasil

publicidade

Veja quais são os 27 cartões-postais das capitais do Brasil

Praia de Iracema é cartão-postal de Fortaleza, no Ceará
Foto: Divulgação
 

O Brasil tem paisagens célebres como o Cristo Redentor, no Rio, e o Elevador Lacerda, em Salvador. Mas cada cidade conta com pelo menos um marco turístico que a representa. Confira belas fotos dos cartões-postais das capitais brasileiras, trazidas a você pelo Terra.

Veja 100 paisagens estonteantes do Brasil

Passarela Governador Joaquim Macedo, Rio Branco, Acre
Inaugurada há dois anos na capital acreana, a Passarela Governador Joaquim Macedo rapidamente se transformou em um dos principais cartões-postais da cidade. Ponte estaiada usada apenas por pedestres e ciclistas, a passarela cruza o rio Acre numa extensão de 200 metros.

Praia de Pajuçara, Maceió, Alagoas
A praia de Pajuçara é uma das mais belas e movimentadas de Maceió, capital de Alagoas. Além de seu agito na praia, com pessoas de todas as idades, Pajuçara é o ponto de partida para magníficas piscinas naturais a cerca de 2 km do litoral, num dos principais pontos turísticos da capital alagoana.

Fortaleza de São José do Macapá, Macapá, Amapá
Concluída em 1782, a Fortaleza de São José de Macapá é um belo vestígio colonial com formato de estrela, conservando diferentes prédios usados como hospital, capela, casas e outros. Situada  na margem esquerda do rio Amazonas, a Fortaleza funciona como um dos principais pontos turísticos da região.

Teatro Amazonas, Manaus, Amazonas
Construído entre os anos 1884 e 1896, o Teatro Amazonas é um vestígio da época de glória de Manaus, durante o ciclo da borracha. Artistas, arquitetos e escultores, assim como diversos materiais utilizados na obra, foram trazidos da Europa para criar esta pérola da arquitetura brasileira.

Elevador Lacerda, Salvador, Bahia
Emblemática construção da capital baiana, o Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873 e atinge uma altura de 72 metros. Hoje, pelo preço de R$ 0,15, o elevador transporta cerca de 28 mil pessoas diariamente entre a cidade alta e a cidade baixa.

Praia de Iracema, Fortaleza, Ceará
Além de ser um dos principais cartões-postais de Fortaleza, a Praia de Iracema é um ponto de encontro para jovens e adultos, em suas areias durante o dia e em seus bares e restaurantes durante a noite. A praia se estende por cerca de 1 km com águas azuis e prédios residenciais.

Catedral de Brasília, Brasília, Distrito Federal
Mais conhecida como Catedral de Brasília, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida é uma das mais emblemáticas obras de Oscar Niemeyer das muitas que se encontram na capital do Brasil. Situada na Esplanada dos Ministérios, a Catedral é inconfundível for sua estrutura em forma de coroa criada por dezesseis pilares de concreto.

Ponte da Passagem, Vitória, Espírito Santo
Inaugurada em 2009, a Ponte da Passagem se transformou rapidamente em um dos cartões-postais mais característicos da capital capixaba. A ponte estaiada tem 270 metros de extensão e serve para o tráfego de automobilistas, ciclistas e pedestres.

Viaduto Latiff Seba, Goiânia, Goiás
Situado no coração de Goiânia, o Viaduto Latiff Seba se destaca por suas três grandes torres com altura de 56 metros. Símbolo inconfundível da cidade, as torres ganham um ar ainda mais impressionante com sua iluminação após o pôr do sol.

Igreja do Carmo, São Luís, Maranhão
Erguida em 1627, a Igreja do Carmo ganhou ainda mais beleza em 1866, após a colocação de azulejos portugueses.  Situada na Praça João Lisboa, no centro histórico de São Luís, a igreja tem também um convento, usado como abrigo para as tropas portuguesas durante a invasão dos holandeses.

Igreja do Rosário e São Benedito, Cuiabá, Mato Grosso
Construída por escravos no século 18, a Igreja do Rosário e São Benedito é a mais antiga de Cuiabá. Ela pode ser vista de diversos pontos da cidade por estar situada no Morro do Seminário. Com estilo neogótico, a igreja tem uma arquitetura semelhante à da catedral parisiense de Notre Dame, e conta com belos altares em talha dourada.

Parque das Nações Indígenas, Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Ponto de lazer muito apreciado pelos habitantes de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o Parque das Nações Indígenas foi criado em 1993 com uma área de 119 hectares. Considerado como um dos maiores parques urbanos do planeta, o Parque das Nações Indígenas conta com pista asfaltada, quadras de esporte, skatepark, lanchonetes, um grande lago e espaço para shows.

Igreja da Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais
Criada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1943, a Igreja de São Francisco de Assis, mais conhecida como Igreja da Pampulha, é um dos mais célebres cartões-postais da capital mineira. Situada à beira da Lagoa da Pampulha, a igreja cria um belo visual no melhor estilo do mais famoso arquiteto brasileiro.

Teatro Ópera de Arame, Curitiba, Paraná
Situado dentro do Jardim Botânico,  o Teatro Ópera de Arame é formado pela pedreira Paulo Leminski e pela Ópera de Arame, que é uma bela estrutura de metal e vidro - uma obra emblemática de Curitiba.  O local foi inaugurado em 1992 e cria um lindo cenário na capital paranaense.

Praia de Tambaú, João Pessoa, Paraíba
Com 8 km de areias finas, a Praia de Tambaú é a mais famosa das praias de João Pessoa, aproveitada por turistas e locais. Com uma ótima infraestrutura e diferentes opções de lazer, a Tambaú é uma das praias urbanas mais bonitas do Brasil.

Mercado Ver-o-Peso, Belém, Pará
Situado frente à Baía do Guajará, o Mercado Ver-o-Peso foi construído no século 17 e é um importante ponto turístico de Belém do Pará. Considerado como a maior feira ao ar livre da América Latina, Ver-o-Peso atrai visitantes pela beleza de sua arquitetura, mas também por seu interesse cultural e tradicional, com a venta de diferentes produtos, alimentos e ervas medicinais do estado.

Praia de Boa Viagem, Recife, Pernambuco
Com cerca de 7 km de extensão, a Praia de Boa Viagem  é a principal praia urbana de Recife, frequentada tanto por turistas quanto por locais. Protegida por uma barreira de recifes, a praia tem piscinas naturais formadas durante a maré baixa, formando um lindo visual.

Ponte Estaiada, Teresina, Piauí
Inaugurada em 2010, a Ponte Estaiada de Teresina passou a ser um dos pontos emblemáticos da capital do Piauí. No topo dos 95 metros da torre que segura os cabos da ponte, um mirante oferece aos visitantes um visual privilegiado sobre a totalidade da cidade.

Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro tem numerosos marcos turísticos, mas nenhum é tão emblemático globalmente quanto o Cristo Redentor, que “protege” com seus braços abertos os habitantes da cidade. Situada no topo do morro do Corcovado,  a estátua cria um dos cartões-postais mais famosos do planeta e oferece um lindo visual sobre o Rio de Janeiro.

Genipabu,  Natal, Rio Grande do Norte
Situadas a 20 km do centro de Natal, as dunas de Genipabu são o principal cartão-postal do Rio Grande do Norte. Os visitantes que chegam ao local divertem-se com as diferentes atividades que podem ser realizadas nas areias, como “esquibunda”, sandboard e passeios de buggy e de dromedário com um lindo visual de frente para o mar.

Lago Guaíba, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Grande lago de quase 500 km², o Lago Guaíba oferece belas paisagens de Porto Alegre. Os habitantes da cidade aproveitam os cerca de 85 km de margem da cidade sobre o lago para caminhadas e contato com a natureza, curtindo um belo pôr do sol em suas águas.

Palácio Getúlio Vargas, Porto Velho, Rondônia
Construído em 1949, o Palácio Getúlio Vargas é a sede do governo de Rondônia. Situado na praça do mesmo nome, o Palácio não está aberto a visitantes, mas forma um dos principais cartões-postais de Porto Velho.

Parque Anauá, Boa Vista, Roraima
Maior parque de Boa Vista, capital de Roraima, o Parque Anauá tem uma grande variedade de atividades de lazer para adultos e crianças. Cartódromo, anfiteatro, quadras esportivas, pistas de skate e  um lago natural encontram-se entre os atrativos deste cartão-postal da cidade.

Ponte Hercílio Luz, Florianópolis, Santa Catarina
Inaugurada em 1926 para ligar a ilha de Santa Catarina ao continente, a Ponte Hercílio Luz se transformou no maior cartão-postal de Florianópolis. A ponte fica especialmente bela à noite, totalmente iluminada.

Praia do Atalaia, Aracaju, Sergipe
Com cerca de seis quilômetros de extensão, a Praia do Atalaia é um dos principais cartões-postais da capital sergipana. Além da beleza de seu visual, a praia  tem uma ótima infraestrutura com bares, restaurantes, um oceanário e quadras esportivas que atraem numerosos visitantes.

MASP, São Paulo, São Paulo
Situado no coração da Avenida Paulista, o Museu de Arte de São Paulo foi inaugurado em 1968 e tornou-se, com suas colunas vermelhas, um símbolo inconfundível da capital paulista. Hoje, o museu recebe numerosas exposições e abriga uma feira de antiguidades aos finais de semana.

Palácio do Araguaia, Palmas, Tocantins
Sede do governo  do Tocantins, o Palácio do Araguaia foi inaugurado em 1991 na Praça dos Girassois. Com uma arquitetura moderna, o Palácio é o principal cartão-postal da cidade, ocupando uma área de 14 mil metros quadrados na que é considerada a maior praça pública da América. 

Andrés Bruzzone Comunicação