3 eventos ao vivo
Sul

Praias e história separatista se unem em Laguna

17 abr 2009
10h11
atualizado em 30/7/2009 às 13h45

Uma explosão no meio da noite surpreende um grupo de homens fardados com roupas e armas do século XIX. Segue-se uma luta que culmina na criação de um novo país, ponto alto de um espetáculo que ainda inclui o romance proibido entre a mocinha e o revolucionário. A cena faz parte de uma peça de teatro ao ar livre que acontece todos os anos em Laguna, no litoral sul de Santa Catarina. A cidade-natal de Anita Garibaldi já foi a capital de um país que durou apenas quatro meses, quando Giuseppe Garibaldi declarou a independência de Santa Catarina do Brasil durante a Revolução Farroupilha. Um elenco de 500 atores, com figurino e efeitos especiais, rememora a história cujas marcas permanecem em várias partes da cidade.

» Veja fotos de Laguna

Depois de 120 anos, desde sua construção, o Farol de Santa Marta ainda está em funcionamento
Depois de 120 anos, desde sua construção, o Farol de Santa Marta ainda está em funcionamento
Foto: Santur / Divulgação

» Chat: tecle sobre o assunto
» vc repórter: mande fotos
e notícias


O centro histórico de Laguna mantém ruas de paralelepípedo e casarões da época, como a atual sede do Museu Anita Garibaldi. Foi nesse prédio, antiga Câmara Municipal, que Giuseppe Garibaldi fez sua declaração separatista. Hoje, o local exibe relíquias dos exércitos, como baionetas e canhões. A casa simples em que Anita nasceu também virou museu, com os objetos pessoais da heroína. Ela mesma só deixou a cidade após conhecer Giuseppe; os dois se casaram e ela o acompanhou nas lutas de que participou no Brasil e na Itália.

Tão rica quanto a história de Laguna é sua natureza. Algumas das praias mais movimentadas do sul ficam aqui. A praia do Mar Grosso está localizada pertinho do centro e tem boa estrutura de bares e restaurantes. Já a Prainha do Farol, cujo acesso é feito por balsa, é frequentada por surfistas. Lá fica o Farol Santa Marta, um dos maiores da América (29m de altura) e ainda em funcionamento depois de quase 120 anos de sua construção.

Neste ano, a encenação da Farroupilha em Laguna acontece de 23 de julho a 02 de agosto. Os atores Rodrigo Hilbert e Juliana Knust foram escolhidos para interpretar o casal Garibaldi. Os ingressos custam entre R$ 15 e R$ 20.

Redação Terra

O internauta Rhany Torres, de São Paulo (SP), colaborou com esta notícia enviando foto ao vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.


vc repórter

compartilhe

publicidade