0
Sul

Museu em Porto Alegre é um dos melhores do país

Prestes a completar um ano, o museu da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, ecoa elogios na crítica especializada. E não é só pelas obras do mestre do expressionismo brasileiro, mas também pelo design do prédio, projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira.

» Veja mais fotos do Museu

Acervo conta com mais de quatro mil obras do mestre do expressionismo brasileiro
Acervo conta com mais de quatro mil obras do mestre do expressionismo brasileiro
Foto: Marilane Borges/Creative Commons / Divulgação

» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

O projeto do museu foi premiado antes mesmo de sua inauguração. Em 2002, a maquete do prédio recebeu o troféu Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza. Além de desenhar a estrutura em concreto branco, Vieira cuidou pessoalmente dos detalhes da decoração - do mobiliário à sinalização -, tudo para dar harmonia ao conjunto.

O resultado é uma obra de linhas delicadas e elegantes, localizada às margens do Rio Guaíba e cercada de ampla área verde. Quase uma escultura, ela explora com cuidado luz, textura e espaço para favorecer a relação entre o espectador e a obra de arte. Isso é, em muito, fruto da experiência que Siza Vieira tem com museus - ele assina o Museu Serralves, na cidade do Porto, e o Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela.

Quando morreu, Iberê Camargo deixou aos cuidados de sua família um fascinante conjunto de obras, administrado pela fundação que leva o seu nome. São esses cerca de 4.000 desenhos, pinturas, guaches e gravuras formam o acervo do museu gaúcho, se revezando nas nove salas de exposição com mostras temporárias de outros artistas de referência.

Para comemorar o primeiro aniversário de sua sede, a Fundação Iberê Camargo vai promover uma série de atividades no museu. Para saber mais, visite o site www.iberecamargo.org.br.

Fonte: Especial para Terra

compartilhe

publicidade