3 eventos ao vivo

Gramado é opção para curtir o inverno; saiba mais

11 jul 2011
09h33
atualizado às 10h31

O Brasil é conhecido por ser um País tropical e com belas praias, mas existem locais que realmente lembram o clima europeu, tanto pela temperatura quanto pela elegância. Localizada no coração da Serra Gaúcha, na região das Hortênsias, Gramado se destaca como um dos polos turísticos mais procurados durante todo o ano, principalmente no inverno.

Nessa época, turistas de todas as regiões lotam os hotéis e esperam a sorte de presenciarem a queda da tão esperada neve, que costuma fazer presença nos meses mais frios do ano. Com um frio abaixo de zero em muitos dias do inverno, a cidade possui cerca de 11 mil leitos, distribuídos em 150 hotéis e pousadas, que costumam ficar lotados por turistas amantes do clima mais aconchegante.

Confira algumas das principais atrações da cidade e alguns locais que você não pode deixar de visitar em Gramado. Pegue sua mala, gorro, luvas e cachecol e faça uma boa viagem.

Centro Municipal de Cultura
Para quem estiver interessado em uma programação cultural de qualidade, como artes, música, dança e teatro, o Centro de Cultura de Gramado é o local ideal. O espaço abriga durante o ano inteiro exposições e oficinas, trazendo diversidade cultural para perto do público que frequenta o ambiente. O centro fica localizado ao lado do Lago Joaquina Rita Bier, nas instalações do antigo Gramado Parque Hotel.

Palácio dos Festivais
Palco do principal festival de cinema do País, o Palácio dos Festivais possui sessões sextas, sábados e domingos. Lá, você pode sentir um pouco do clima do local por onde passam as principais estrelas do cinema brasileiro e internacional.

Rua Coberta
Com o frio propenso à neve, não poderia haver rua mais aconchegante. Ali, pode-se encontrar cafeteria e bistrôs para um brunch, chá da tarde ou happy hour com os amigos.

Hollywood - Museu do Automóvel
Para quem adora automóveis antigos, a dica é conhecer o Museu de Automóveis de Gramado. São inúmeros modelos das décadas de 50 e 60 muito bem conservados, além de motocicletas antigas de tirar o fôlego. O museu fica aberto das 8h às 18h e a entrada custa R$20,00.

Dreamland - Museu de Cera
Assim como Hollywood possui o museu de Madame Tussauds, Gramado também p restigia grandes personalidades mundiais, visando reconstruir todo o clima dos grandes sucessos do cinema no Museu de Cera Dreamland.

Lago Negro
Conta-se que Leopoldo Rosenfeldt, considerado o pioneiro no turismo em Gramado, construiu um lago em meados de 1953, após um grande incêndio ter arrasado a imensa mata existente na região. Rosenfeldt decorou as margens do lado com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí o nome, Lago Negro. Hoje, o local virou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, sendo possível usar os pedalinhos em formato de cisne e caminhar por rotas cuja paisagem é encantadora.

Programação para o inverno 2011

Além destes pontos turísticos que funcionam o ano todo, a cidade preparou uma programação especial para os turistas que vão passar o inverno na cidade. Se você pretende ir até Gramado ainda nesta temporada de 2001, confira algumas das principais atrações do inverno na cidade.

Estação Gramado
O Estação Gramado oferece atrações para toda a família. Entre as opções, o melhor da música, gastronomia, cultura e esportes com shows, espaço kids, feiras, espaços de beleza, passeios e workshops. A cidade se transforma para proporcionar momentos únicos para crianças, jovens e adultos. O evento, que está na sua quinta edição e envolverá quatro pontos da cidade, ocorrerá até o dia 31 de julho.

Festival de Inverno
A 5ª edição do Festival de Inverno promete aquecer a cidade de 12 de julho a 1º de agosto, misturando atrações de lazer, cultura e entretenimento. Quem possui interesse artes, o evento é um prato cheio: entre as opções, Esquinas culturais, Serenata de Inverno, Marchin Band, Inverno Acústico e Exposição de Artistas Plásticos.

Feira do Livro
Até o dia 17 de julho a Rua Coberta se transforma num grande espaço cultural, cujo foco é a literatura, teatro e música. De acordo com a prefeitura da cidade, os estandes temáticos da Feira em 2011 serão divididos entre Negócios, Religiões, Infantil, Pedagógicos, Literatura, Sebo, Escritores Gramadenses e Produção Geral. Além disso, oficinas, espaços para contar histórias, esquetes teatrais, sessões de autógrafos são algumas das várias atividades propostas.

39º Festival de Cinema
Em agosto, Gramado se torna o principal palco brasileiro da sétima arte. Este ano, o tradicional festival completa a sua 39ª edição e turistas de todo o país irão comparecer na expectativa de ver de perto astros e estrelas da TV e das telonas. O evento começa dia 5 de agosto e vai até o dia 13 do mesmo mês.

Onde ficar
A rede hoteleira da cidade é extensa e tem vasta experiência com o turismo, sendo considerada a melhor do Rio Grande do Sul. Se você procura luxo e um atendimento completo, a dica é o Resort Convenções & SPA, que dispõe de diversas opções de lazer para a família, como piscinas térmicas e espaço kids. Além disso, oferece várias opções da gastronomia regional e internacional.

Se você pretende ficar bem próximo às atrações da cidade, a dica é o Hotel Alpenhaus, que oferece um estilo flat com minicopa e uma estrutura que oferece sauna, sala de ginástica e piscina térmica. Mas ainda existem opções de pousadas, que podem ser bem elegantes, como Pousada Ald'Mama, que fica próximo dos principais pontos turísticos da cidade.

Seja qual for a sua opção, Gramado terá uma hospedagem para você, mas faça logo as reservas, pois a temporada de inverno promete ferver nesta cidade do sul do Brasil.

No inverno, Gramado se torna um dos principais destinos turísticos do Brasil
No inverno, Gramado se torna um dos principais destinos turísticos do Brasil
Foto: Divulgação
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade