0
Sul

Colheita de uvas abre programação especial de enoturismo no RS

  • separator
  • 0
  • comentários

Começou a variedade de eventos especiais no sul do Brasil, mais precisamente, no Vale dos Vinhedos, pelos próximos 65 dias. A festa da Vindima – que simboliza o início da colheita das uvas em Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul – teve início no sábado (2), às 18h, e se estendeu até o início da madrugada. Com colheita e pisada de uvas, o evento simboliza a tradição italiana e é responsável por programação especial nas vinícolas da região.

Foto: Thais Sabino / Terra
 
Piquenique nas videiras, churrasco, colheita e pisa de uvas, aulas sobre degustação de vinhos, jantares temáticos e passeios de trenzinho são algumas das opções de lazer que o turista pode conferir nestes dois meses de Vindima. A 742 metros de altitude na Serra Gaúcha, o Vale comporta cerca de trinta vinícolas distribuídas nos três municípios.
 
No início da festa de abertura, todos são reunidos para os depoimentos das figuras públicas que representam o evento, como o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin. A festa começa com a lavagem dos pés da princesa da Vindima Letícia Dal Magro e da corte da Fenachamp: a rainha Bruna Locatelli, e as princesas Renata David e Juliana Osório. Elas, então, simbolizam a pisada da uva.
 
A festa é um resgate à tradição e cultura italiana e, em seguida, todos os turistas se dirigem à missa que exalta o poder da santa protetora das uvas. Depois da bênção do padre, começam a ser oferecidos vários tipos de vinhos, pelas marcas associadas. Cabernet sauvignon, merlot, chardonnay, brut e moscatel, estão na lista dos degustáveis. Ainda existem os sucos de uva e o transporte até o hotel.
 
Queijos, salames, pães e quitutes são preparados da mesma forma como na Itália e se tornam acompanhamentos da degustação. Nas mesas, imigrantes italianos relembram o Filó – ocasião em que enquanto o homem bebia e jogava, a mulher trabalhava trançando palhas para chapéus e cestas. Dama com peças substituídas por taças de vinho cheias, em que os participantes tomam a bebida, conforme avançam na disputa; Mora em que os homens colocam numerações com os dedos enquanto gritam números e quem acertar a quantidade exibida pelos dedos ganha; e bisca, um jogo com baralho espanhol animam a festa.
 
Além das atividades, a abertura da Vindima foi regada à música italiana como La Bella Polenta e algumas de Andrea Bocelli.
 
O Terra viajou ao Vale dos Vinhedos a convite da Aprovale e da Apromontes. 
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade