0

Trilhas da Copa em parques estaduais no RJ custam R$ 2,5 mi

Três parques estaduais ganharão sinalização em dois idiomas para atrair turistas durante a Copa do Mundo

25 fev 2014
12h43
atualizado às 12h47
  • separator
  • comentários

Aproveitar o grande fluxo de turistas e visitantes que visitarão o Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo para alavancar o turismo no interior do estado. Essa é a proposta do projeto “Trilhas da Copa”, que prevê a implantação de trilhas sinalizadas em três parques estaduais localizados na região serrana e metropolitana do estado. Uma das unidades contempladas é o Parque Estadual dos Três Picos, que abrange cinco municípios e ocupa posição estratégica no corredor central da Mata Atlântica fluminense.

Com uma série de atrativos naturais, como espécies raras da fauna e da flora e um extraordinário conjunto de montanhas graníticas, o parque ganhará placas em português e inglês e uma série de melhorias de infraestrutura. O objetivo é atrair os visitantes e turistas para conhecer as belezas naturais da maior unidade de conservação do estado do Rio. 

Orçado em R$ 2,5 milhões, incluindo o plano executivo e intervenções no local, o projeto será executado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em parceria com as secretarias estaduais de Ambiente e Turismo. A previsão é que a sinalização comece a ser implantada em março e o trabalho seja concluído em maio, deixando o parque preparado antes da Copa do Mundo para atender diferentes tipos de visitantes, incluindo os portadores de necessidades especiais.

<a data-cke-saved-href="http://turismo.terra.com.br/infograficos/rj-50-dicas/" data-cke-830-href="http://turismo.terra.com.br/infograficos/rj-50-dicas/">Rio de Janeiro: Passeios e roubadas do estado do RJ</a>

Vale destacar que o Parque Estadual da Pedra Branca, na zona oeste do Rio, e da Serra do Tiririca, em Maricá, também receberão o projeto. Além de aumentar a visitação, a iniciativa atende ao Decreto Estadual nº 42.483, que estabelece diretrizes para o uso público nos parques estaduais. 

Parque Estadual dos Três Picos é paraíso para escaladores
Criado em 5 de junho de 2002 e ampliado em novembro de 2013, o Parque Estadual dos Três Picos é a maior unidade de conservação ambiental administrada pelo estado, com 63.113 hectares distribuídos em cinco municípios da Região Serrana do Rio – Nova Friburgo, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim e Guapimirim. O seu nome evoca o imponente conjunto de montanhas graníticas denominado de Três Picos. Este afloramento rochoso, de aproximadamente 2.316 metros de altitude, localizado entre Nova Friburgo e Teresópolis, é o ponto culminante de toda Serra do Mar. 

Foto: Regina Lo Bianco / Divulgação

O extraordinário complexo de montanhas, com enormes fendas que cortam os maciços, faz com que o parque seja referência para a prática de montanhismo e considerado um paraíso para escaladores. Na sua base está o Vale dos Deuses, ponto de partida para as diversas trilhas existentes na subsede de Teresópolis. O local também é considerado pelos especialistas uma região prioritária em termos de conservação, com preservada cobertura vegetal e riqueza animal. Dentro de seus limites, encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade de todo o Estado do Rio de Janeiro e diversas nascentes que formam bacias hidrográficas de influência regional.

Com tantos atrativos, o parque vem se tornando um importante ponto turístico da Região Serrana e Centro-Norte do estado. Prova disso é que já possui uma boa infraestrutura com refúgios, pousadas e restaurantes que integram o Circuito Turístico Três Picos. Com cardápios e acomodações diversas, todos são cercados de verde, riachos e poços para se refrescar, além de oferecerem produtos da roça, como doces, compotas, pães, queijos, ovos, mel e verduras frescas. Peças de cerâmica e de artes manuais também podem ser encontradas no circuito, ideal para quem quer sair um pouco da rotina e do ambiente urbano. Confira um pouco da exuberância do local no ensaio fotográfico de Regina Lo Bianco, na galeria.

<a data-cke-saved-href="http://turismo.terra.com.br/infograficos/parques-nacionais/" href="http://turismo.terra.com.br/infograficos/parques-nacionais/">Parques Nacionais</a>
Fonte: Especial para Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade