0

A 3 horas de SP, Águas de São Pedro tem 2ª melhor água sulfurosa do mundo

O município tem apenas 2,7 mil habitantes, porém, nos finais de semana chega a receber o dobro do número de pessoas que moram lá

4 out 2013
14h59
atualizado às 15h38
  • separator
  • comentários

Águas de São Pedro é a menor cidade em território do Estado de São Paulo, tem apenas 3,5 km², e é a segunda menor de todo o País, perde apenas para Santa Cruz de Minas (MG). A cerca de 190 km de São Paulo, o município tem apenas 2,7 mil habitantes, porém, nos finais de semana chega a receber o dobro do número de pessoas que moram lá, cerca de 6 mil turistas. Nos feriados prolongados, o número pode chegar a 30 mil. O principal motivo para o alto movimento turístico são as águas sulfurosas - a segunda melhor do mundo - que prometem até ser fonte da juventude. 

"A expectativa de vida aqui é 82 anos, enquanto a média nacional é 73,2", destacou o prefeito Paulo Ronan (PSDB). A 490 metros acima do nível do mar, o município tem "41% de área verde, não tem indústrias" e é sustentado pelo turismo, segundo Ronan. São três fontes e cada uma tem uma caracteristica e indicação específica em beneficio à saúde.  As fontes foram descobertas por acaso entre os anos de 1921 e 1924, quando o governo paulista procurava petróleo. Entre os poços perfurados, três deram origem a águas minerais. Hoje são conhecidas como Fonte da Juventude (água sulfurosa), Fonte Gioconda e Fonte Almeida Salles. 

<p>Áreas verdes ocupam 41% da cidade</p>
Áreas verdes ocupam 41% da cidade
Foto: Rose Mary de Souza / Especial para Terra

Seja pelas fontes de água ou pela qualidade de vida, Águas de São Pedro conseguiu atingir o melhor Índice de Desenvolvimento Humano entre os municípios (IDH) do Brasil este ano, pela pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Nos levantamentos de 1998 e 2003, ela ficou em segunda lugar. O IDH é medido por dados pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e leva em consideração renda, longevidade e educação. Há 15 anos que a cidade não registra um homicídio.

Fonte Juventude
A Fonte da Juventude tem a água com o maior teor de enxofre e mais rica do Brasil. Análises físico-química atestam que são 34,3 mg/l. desse elemento mineral por litro de água. Essa é a segunda melhor marca no mundo. A primeira é a Fonte Pergoti, em Tabiano, na Itália com 115,5 mg. A indicação da sulfurosa Fonte Juventude é para tratamentos de reumatismo, nevralgias, diabetes e de algumas doenças de pele. O tratamento é por banhos de imersão disponível no Balneário Municipal Dr. Octavio Moura Andrade e nos principais hotéis da estância.

Fonte Gioconda
A Fonte Gioconda concentra 470 mg/l, quase meio grama por litro, de sulfato de sódio. Essa água pertence aos tipo de águas mineriais de Montecatini, na Itália; Carlsband,  na Boêmia e Brideles-Bains, na França. É altamente radioativa indicada para terapia do figado, vesícula biliar, intestinos e problemas gástricos.

Fonte Almeida Salles 
A Fonte Almeida Salles apresenta mais de meio grama de bicarbonato de sódio por litro (555 mg/l). Sua água se assemelha a de Vichy, Saint Nectaire e La Bourboule, na França. É procurada para tratamento de doenças do estômago, azia por excesso de acidez, linfatismo, artritismo, diabetes e cálculos renais.

Spa Thermal
Como as águas são os tesouros na cidade, em julho deste ano foi reaberto, após uma remodelação, o Balneário Municipal que passou a se chamar Spa Thermal. Ali o visitante pode desfrutar de um verdadeiro tratamento de saúde com os banhos de imersão. O espaço tem capacidade de atender cerca de 400 pessoas por dia. Cada banho de 20 minutos custará R$ 15 e o aluguel de toalhas, para quem não trouxer, é R$ 3. O horário de funcionamento de domingo a quinta-feira durante a semana é das 7h30 às 12h30; e as sextas-feiras e aos sábados o local também possui um horário adicional das 15h às 18h.

Parque Dr. Octávio Moura Andrade
O parque se destaca pelas várias espécies de árvores, área de caminhada (5 km de trilhas leves), espaço para cavalgadas, passeios com trenzinho e charretes. O parque tem ainda um grande lago com gansos e patos e um anfiteatro ao ar livre destinado a apresentação culturais e grande eventos. Dentro deste grande parque encontra-se o Grande Hotel São Pedro, o Balneário, o Fontanário e o Monumento das Águas. A entrada é franca. 

Arborismo
Ainda no parque, o arborismo é apenas mais um diferencial. O circuito é composto por uma tirolesa além de 13 diferentes obstáculos montados próximos a copa das árvores à uma altura que varia entre 13 e 20 metros. A prática em ambiente aberto ao ar livre proporciona ao visitante o aprimoramento físico, resistência, lazer e redução do estresse.

Mini-horto
É um ambiente zen com quiosques e trilhas de nível leve, mini-ponte pênsil, natureza, peixes, berçário de plantas e uma fonte dos desejos. A principio foi criado para abrigar um viveiro de mudas de plantas ornamentais. Guarda um altar com imagens de São Francisco de Assis (Protetor dos Animais) e Santiago de Compostela (Apóstolo Tiago - Patrono dos Peregrinos). É neste que está o ponto final da caminhada dos Peregrinos do Caminho do Sol. 

Mini Pantanal
As margens do rio Araquá o Mini Pantanal se formou com uma área de manguezal, encostas gramadas e arborizadas. Tem uma lagoa com jacarés, capivaras e aves aquáticas e diversas espécies de aves como patos do mato, marrecos e gansos. 

<p>A maior atração são as águas e seus benefícios</p>
A maior atração são as águas e seus benefícios
Foto: Rose Mary de Souza / Especial para Terra

Parque das Águas
Próximo ao portal de entrada da cidade, o parque reúne um jardim com 6.400 m² com jardins, gramados e natureza com ambientes que convidam para a pratica der caminhadas, rampa de skate e ciclovia.

Represa das Palmeiras
Construída em 1976 com o melhor visual do pôr do sol da cidade, além da visualização de aves e animais aquáticos.

Represa do Limoeiro
Construído em 1940, o local possui a melhor potabilidade e menor carga de elementos químicos para abastecimento os moradores de Águas de São Pedro.

Igreja Matriz da Imaculada Conceição
A Igreja Matriz da Imaculada Conceição é uma construção em estilo moderno com imagem vasada da santa em uma praça em formato de cruz com uma fonte luminosa no centro. Concentra grandes celebrações litúrgicas com missas às sextas-feiras às 19 h, sábados às 19:30 h e aos domingos às 10 h e às 20h.

Capela Nossa Senhora Aparecida
A capela em estilo suíço edificado em 1940 no ponto mais alto da cidade. O templo é cercado por 12 pinheiros que representam os 12 apóstolos. Tem uma réplica fiel e perfeita da Padroeira do Brasil. Missas aos domingos às 8 horas.

Caminho do Sol
O Caminho do Sol foi inspirado no Caminho de Compostela, na Espanha, percorre boa parte de áreas rurais e de mata da região. O intuito do caminhante que busca percorrer a trilha do Caminho do Sol é a introspecção e o despojamento material. Coincidentemente, comemora-se  a data de fundação da cidade com o dia do Apóstolo Santiago, em 25 de julho.  

O Caminho do Sol, começa em Santana do Parnaíba, passando por Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Indaiatuba, Salto, Elias Fausto, Capivari, Mombuca, Saltinho, Piracicaba, São Pedro, terminando em Águas de São Pedro. A extensão aproximada é de 240 km em meio a  natureza, raízes culturais e históricas da região, e muita natureza ao redor.

Feira de Artesanato
A Feira de Artesanatos ocorre aos finais de semana com vários artigos de madeira artesanal e bordados em ponto-cruz. Mantida pela Associação dos Artesãos e Artistas de Águas de São Pedro.

Rancho dos Cavalos e Charretes
O Saloon dispõe de cavalos, pôneis, charretes e charretinha infantil e as pessoas podem alugar para passeios no bosque, Mini-Horto, City tour sempre acompanhadas por uma guia.

Thermas Water Park
Instalado na poucos metros da entrada da cidade, o parque aquático com  pistas de toboáguas, piscinas infantil e adulto, rampa de bóias, escorregador em diferentes altura de queda. Apresenta uma fazenda com mini animais, espaço para exposições, churrasqueiras, acantonamento, chalés, camping e programações recreativas. 

Torre de Petróleo Eng. Ângelo Balloni
Na década de 1920, quando Júlio Prestes, na época governador do estado de São Paulo, determinou  pesquisas para a prospecção de petróleo no município de São Pedro, os engenheiros não encontraram o líquido negro. Os poços foram abandonados e depois foram analisadas como de grande poder medicinais  A estrutura da torre foi construída em memória aos desbravadores.

 

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade