PUBLICIDADE

Sexo matinal pode deixar seu dia mais feliz

Descubra como o sexo matinal pode trazer benefícios físicos e mentais para a sua saúde, além de melhorar a relação com o parceiro.

12 nov 2015 - 15h44
(atualizado em 24/12/2015 às 10h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Combata o mau-humor de acordar cedo e previna o estresse do dia junto com o seu parceiro. Diferente do sexo noturno, em que o casal costuma estar cansado depois de um dia cheio de trabalho, o sexo matinal pode ser ainda mais prazeroso, tornando-se uma forma mais relaxante e despreocupada de começar o dia.

Os benefícios da relação sexual de manhã são comprovados, mas nem todos estão dispostas para isso logo depois de acordar. O melhor depende de cada pessoa, e quando os dois estão a fim, qualquer momento pode ser desculpa para o prazer e o bem-estar.

Vontade tem a ver com o biorritmo e os níveis hormonais.
Vontade tem a ver com o biorritmo e os níveis hormonais.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Sexo matinal para começar bem o dia

De acordo com uma pesquisa da educadora sexual Debby Herbenick, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, o sexo matinal faz as pessoas se sentirem mais felizes ao longo do dia e ainda pode fortalecer o sistema imunológico.

Isso é explicado porque a relação sexual libera oxitocina, o chamado hormônio do amor, responsável por despertar uma sensação de físico e emocional. A substância ainda conecta o casal e proporciona mais felicidade durante o dia todo.

O sexo pela manhã também aumenta os níveis de IgA, um anticorpo que fortalece o sistema imunológico contra infecções. Além disso, eleva as taxas do hormônio estrogênio, deixando a pele, as unhas e os cabelos mais vistosos.

Outra vantagem do sexo matinal é que o nível de testosterona dos homens é muito mais alto após horas de sono - aproximadamente de 25% a 50% maior que em outros momentos do dia -, o que pode resultar em uma relação ainda mais prazerosa.

Sexo matinal não agrada a todos

Segundo a psicoterapeuta e sexóloga Erica Irene Weber, a relação traz mais bem-estar e sensação de relaxamento quando há vontade e consenso dos participantes, independentemente da hora do dia.

“Não existe diferença para o sexo noturno, pois cada casal tem suas preferências e hábitos em relação a horários. Não existe regra para haver uma relação sexual satisfatória, muito menos horários”, completa.

A vontade de fazer sexo é bastante relativa e varia de pessoa para pessoa. É o chamado do organismo, que influência também a vida sexual. Com isso, alguns podem ficar com a libido mais elevada pela manhã, enquanto outros sentem mais vontade à noite, seja homem ou mulher.

Como explica Erica, “não existe nenhuma indicação para horário de ato sexual, depende exclusivamente de cada casal. Na minha prática clínica, tenho observado que as mulheres não gostam muito do sexo matinal”.

Esse fato pode ter explicação hormonal. Devido aos níveis elevados de testosterona, que vão crescendo ao longo da noite e podem resultar na ereção matinal, os homens são mais propensos a sentir vontade de fazer sexo logo que acordam.

Apesar de as mulheres também produzirem testosterona, nelas isso ocorre em menor escala ao longo da noite, não causando o mesmo efeito que nos parceiros. Além disso, o nível desse hormônio é contrabalanceado por outros, como o estrogênio e a progesterona.

Ou seja, o sexo faz bem e traz benefícios em qualquer horário do dia, desde que seja feito de modo satisfatório para os envolvidos. A dica é experimentar horários e definir o melhor para ambos, buscando estímulos e até mesmo hábitos que favoreçam o momento certo para os dois.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade