PUBLICIDADE

Serras mineiras: relax ou aventuras

Compartilhar

Respire fundo, feche os olhos. Sinta o ar puro e frio encher seus pulmões de energia. Faça passeios a pé, curta a natureza, observe os pássaros. São muitos. As serras mineiras merecem uma visita neste inverno - época em que o lugar fica ainda mais belo.

Monte Verde, no coração das serras mineiras: natureza exuberante e excelente gastronomia
Monte Verde, no coração das serras mineiras: natureza exuberante e excelente gastronomia
Foto: Divulgação

» Veja imagens das serras mineiras

» Leia também: ecoturismo em Canela (RS)

» Leia também: Petrópolis, beleza imperial

Sem culpa, no final da tarde, coma um chocolate com castanhas ou saboreie um legítimo pão de queijo mineiro. Se preferir, tome uma xicara de chá quentinho ou deguste uma cachaça ao pé da lareira.

Bem-vindo à Serra Mineira, uma região da Serra da Mantiqueira composta pelas pequenas e charmosas cidades de Cambuí, Gonçalves, Extrema, Camanducaia e Monte Verde.

Natureza, comes e bebes

Em Monte Verde, um paraíso gastronômico com ares de cidade européia, os estilos alemão, suíço e italiano se unem ao sabor da comida mineira.

A pequena vila com estradas de terra e arquitetura européia, fica a 1,6 mil metros acima do nível do mar. Lá em cima, uma neblina envolve a cidade nas manhãs e finais de tarde de dias frios, deixando a atomosfera ainda mais aconchegante. Na rua principal, lojinhas charmosas como a Alpina, que está na cidade há mais de 20 anos, oferecem quitutes, sabonetes, cosméticos naturais, malhas, meias, luvas e gorros de lã e muitos souvenirs para levar de lembrança.

É também nesse clima bucólico que é servido o famoso "virado de banana", doce de banana frita com queijo mineiro e farinha de milho - prato típico de Cambuí -, oferecido no Mercado Municipal da cidade. Boas bebidas podem ser dugustadas ou compradas na Cachaça Capela, que tem algumas das melhores cachaças do Sul de Minas. Lá ainda é possível aprender sobre as etapas de produção da legítima bebida brasileira.

Já no Sítio São João, os visitantes podem saborear quitutes como biscoitos, bolos, capuccinos, geleias e cafés do Café Caipira.

Mas nem só de comes e bebes vivem as cidades da serra mineira. Para gastar calorias, o viajante pode se aventurar-pelas trilhas do Circuito das Cachoeiras e pelo Sertão do Canta Galo, em Gonçalves, onde, do alto de um mirante, se observa a beleza da natureza da região.

Tem como opção, ainda, fazer um trekking pelo Parque Municipal Cachoeira do Salto, em Extrema, que oferece trilhas, restaurante típico mineiro e espelho d'água para um mergulho em águas cristalinas (e geladas).

Ainda como parte do passeio, pode fazer massagens terapêuticas relaxantes no Pico dos Cabritos, que, em seus 12 alqueires de natureza, tem instalado um spa, uma rampa natural de voo livre, um restaurante e bar, além de trilhas para caminhada. Tudo isso a apenas 100km de São Paulo e Campinas, pela Rodovia Fernão Dias.

Em Extrema, inúmeras atrações encantam os turistas. Lá está Pedro do Índio, um sítio arqueológico; a formação rochosa Caixa D'água, esculpida em uma pedra; a Capela Nossa Senhora da Conceição Aparecida, construída com bambu e barro no começo do século passado. E tem esporte para todos: passeios em lombo de cavalo a cachoeiras como a do Salto Grande, nascentes, grutas, rapel, rafting no rio Jaguari, ao lago da Serra do Lopo.

Aproveite para passar pela região, em setembro, aniversário da cidade de Extrema. Para comemorar, há sempre encontro de fanfarras, encontro da melhor idade e exposição de orquídeas.

Leve na mochila: chapéu ou boné, repelente, protetor solar, óculos escuros e tênis.

DICA DE LUGAR

Loja Alpina

Av. Monte Verde, 946 - Centro

Tel.: (35) 3438-1436 - Monte Verde

COMO CHEGAR A MONTE VERDE (saindo de São Paulo)

Siga pela Rodovia Fernão Dias (BR-381) até a cidade de Camanducaia (utilize a saída 918). A partir daí, acompanhe as placas de sinalização: são mais 30 quilômetros até a vila. Embora essa estrada esteja totalmente asfaltada, alguns trechos estão em condições precárias, principalmente nos últimos 14 quilômetros, devido ao tráfego de caminhões pesados. Mesmo assim, não deixe de apreciar o bonito visual que se tem ao longo de todo o caminho.

Fonte: Guia Monte Verde

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade