Vida e Estilo

publicidade
22 de junho de 2009 • 15h54 • atualizado em 24 de Junho de 2009 às 17h45

São Gonçalo do Rio das Pedras

A Cachoeira do Comércio, uma das mais belas de São Gonçalo do Rio das Pedras (MG)
Foto: Divulgação

Entre as cidades de Diamantina e do Serro, a bucólica São Gonçalo do Rio das Pedras é 100% Minas, destino perfeito para quem pretende curtir um inverno diferente, com muita tranquilidade. Em São Gonçalo a alma das Gerais se encontra totalmente preservada, como há dois séculos.

» Veja fotos da Pousada do Pequi
» Veja fotos de São Gonçalo e região
» Veja fotos da Pousada do Capão

O arraial guarda o único rancho de tropas colonial sobrevivente no estado. Dali pode-se escalar o pico do Raio (um dia de caminhada) ou o imponente Itambé, ponto culminante da serra do Espinhaço, com 2.044 metros de altitude (dois dias de caminhada, com pernoite no pico).

Casario colonial
A arquitetura é colonial de roça. Ou seja: não se trata de casa de fazendeirão daqueles antigos - é casa de povo mesmo, mas tudo muito arrumadinho e conservado. Na praça de cima, uma paineira majestosa fornece o recheio da maioria dos travesseiros da vila e a sombra indispensável para se jogar conversa fora. Mais no alto, a igrejinha matriz de São Gonçalo, datada de 1787, é outra preciosidade de madeira e barro, devidamente tombada pelo patrimônio histórico.

Cachoeiras subterrâneas
Esse antigo distrito minerador, a apenas 7 quilômetros de Milho Verde, 29 do Serro (do qual é distrito) e a 34 de Diamantina, é célebre por uma das melhores batatas fritas do universo. Cortadas em fatias finíssimas e levemente aromatizadas com alho, são servidas em generosas cumbucas de madeira no bar do Pescoço. Botam qualquer Pringle's no chinelo. Os doces caseiros - goiabada cascão, marmelada - e as compotas são igualmente de comer ajoelhado.
Amantes dos esportes de aventura, como o canyoning, vão gostar de saber que água límpida e cristalina é o que não falta na região, onde nasce o rio Jequitinhonha. O próprio rio das Pedras forma uma cachoeira no centro da cidade. Mas nada se iguala à Pedra Rapadura: depois de criar diversas quedas d'águas e poços, o rio Capivari envereda pela rocha viva, por frestas que levam a inacreditáveis cascatas subterrâneas.

SERVIÇO
Refúgio 5 Amigos - Tel. (38) 3541-6037
Pousada Pequi - Tel. (38) 3541-6100
Pousada do Capão - Tel. (38) 3541-6068

Especial para Terra