Vida e Estilo

publicidade
22 de julho de 2009 • 09h41

Pinhão, alimento saudável que aquece o inverno

O pinhão é uma instituição do Sul do país e tem sabor inesquecível
Foto: Reprodução
 

O pinhão não é apenas um fruto saboroso. Ele oferece diversos benefícios para a saúde, entre os quais o auxílio no controle do colesterol e do diabetes. Além disso, combate a fadiga e é muito eficaz para estimular a libido.

A época da safra, quando as bolotas ficam recheadas no alto das araucárias, é o início do inverno na região Sul do Brasil, principalmente no Paraná; e a colheita, que representa 0,09% do Valor Bruto da Produção do Estado, é uma importante alternativa de renda para o pequeno agricultor paranaense. Só em 2008 foram produzidas cerca de 2.100 toneladas de pinhão.

» Consulte nossa tabela de equivalências
» Prepare também: Creme de Abóbora com Gengibre
» Prepare também: Sopa de Milho Vapt-Vupt
» Prepare também: Sopa de Cebola Cremosa

Aproveitando o ensejo, Jesse de Andrade, restaurateur do Josephine Bistrô, destaca uma de suas receitas especiais, o Risoto de Pinhão - perfeito para esquentar os ânimos e demonstrar o seu talento à frente das caçarolas. Acompanhe o mestre e faça em casa:

INGREDIENTES
2 xícaras de arroz para risoto
2 colheres de manteiga
sal a gosto
1/2 xícara de salsa picada
1/2 xícara de cebola picada
300 gramas de pinhão cozido, picado e descascado
300 gramas de contra-filé em cubos
2 tomates grandes cortados e sem pele
Noz-moscada ralada a gosto
1 litro de água para fazer o arroz

MODO DE PREPARO
Numa panela, coloque a cebola e a manteiga e doure. Adicione os cubos de contra-filé e refogue. Acrescente o arroz, o sal, mexendo sempre, até que esteja frito. Aos poucos, vá acrescentando a água (de preferência, a mesma água que usou para cozinhar o pinhão), até que o arroz esteja no ponto de risoto. Adicione o pinhão já cozido, a salsa, o tomate e, por último, a pitada de noz-moscada. Sirva quente e decore cada prato com pinhão, queijo ralado ou outro ingrediente de sua preferência.

Dica do Chef:
Se você preferir, pode trocar o contra-filé por outra carne de sua preferência; no caso de vegetarianos à mesa, a carne pode ser substituída por suculentas lâminas de champignon.

Especial para Terra