PUBLICIDADE

Papai-noel profissional dá dicas para encarnar o personagem

21 nov 2012 - 07h19
(atualizado em 27/11/2012 às 09h57)
Compartilhar

O sonho de toda criança no período de Natal é, sem dúvida, conhecer o papai-noel e receber os presentes direto de suas mãos. Sentar no colo do bom velhinho, conversar e receber conselhos é possível quando pais, tios ou avôs entram no clima e encarnam o personagem na noite do dia 24 de dezembro.

Para que as crianças não desconfiem do personagem é preciso caprichar nas características  do bom velhinho
Para que as crianças não desconfiem do personagem é preciso caprichar nas características do bom velhinho
Foto: Shutterstock


A divertida tarefa pode até parecer difícil, mas com alguns truques e cuidados levará encanto e magia para os pequenos no Natal. "As crianças são muito perspicazes, qualquer característica dos pais, até mesmo o perfume, pode denunciá-los", explica Silvio Ribeiro, papai-noel profissional há mais de 45 anos e coordenador de curso de formação profissional do bom velhinho. Acompanhe, a seguir, quatro dicas do ator para convencer como Noel.



Maquiagem

As características físicas do papai-noel transcendem a imaginação e a realidade das crianças. Todas sabem que ele é um senhor rechonchudo, de longas barbas brancas e bochechas rosadas. Esse é um estereótipo que não se pode mudar da noite para o dia, por isso os pais devem investir em maquiagens artísticas.



"A base usada para caracterizar o palhaço ajuda a deixar a pele bem branca, pronta para receber um pouco de blush e batom. As sobrancelhas não podem ser esquecidas, e devem ser pintadas com amido de milho", ensina Silvio. É preciso tomar cuidado para não deixar passar nenhum sinal que possa despertar a curiosidade das crianças, como pintas ou cicatrizes.



Vestimenta

Nada de roupas verdes ou douradas. As crianças gostam mesmo é do bom e velho papai-noel com trajes vermelhos, com pompom na pontinha do gorro, botas pretas e saco de presente nas costas. Por isso, nenhum desses elementos pode faltar na caracterização. "O figurino vermelho está cristalizado na mente das crianças, jovens e adultos. Mudar as cores não é adequado", afirma o profissional.



Outra característica marcante do velhinho é a barriga saliente. "Quem é muito magro pode investir em barrigas falsas, ou um travesseiro. Neste caso, é bom colocar uma camisa apertada para que as pontas não fiquem proeminentes", explica Silvio.



Interpretação

De nada adianta investir numa bela fantasia e em muita maquiagem, se o candidato a papai-noel da família não souber se portar. "Todos os movimentos, desde a chegada, devem ser pensados como os de um senhor idoso. Muita agilidade pode assustar as crianças", afirma Silvio. Além disso, a voz do velhinho e sua característica risada "ho-ho-ho" devem ser treinadas com antecedência para não correr o risco de ficar caricato.



Bom humor

O coração do Noel é enorme e generoso, por isso é importante transmitir doçura às crianças. Converse e dê conselhos, mas sem se alongar, pois ficará claro para elas que alguém da família não está presente naquele momento, e quanto mais tempo passar, mais difícil será de manter a fantasia. "Se a criança descobrir, é preciso agir com naturalidade e bom humor. Diga que o papai-noel estava muito ocupado e que pediu para ser substituído, mas que ainda pode vir enquanto ela dorme", recomenda Silvio.



Fonte: Agência Hélice
Compartilhar
Publicidade