publicidade
21 de setembro de 2009 • 11h30

O botox nosso de cada dia!

Aplicação de botox acaba com marcas de expressão. Mas é preciso aguardar pelo menos quatro meses para renová-la.
Foto: Reprodução
 

Levante a mão quem não conhece alguém que já fez aplicações de botox. A eficácia da toxina botulínica contra as marcas do envelhecimento está mais do que provada. Ela age bloqueando o neurotransmissor acetilcolina, responsável pela contração muscular.

» Leia também: antes de tudo, o primer!
» Leia também: evite o ressecamento da pele

Acontece que, hoje, a substância passou a ser usada em várias regiões do corpo, para diferentes efeitos. Tudo graças ao aperfeiçoamento do procedimento e a uma maior habilidade dos médicos na aplicação. Afinal, desde 1993 a substância é usada para diminuição de rugas.

ROSTO. Atenuar rugas na testa e ao redor dos olhos é o uso mais frequente. O resultado é muito bom, mas não vale ficar tão encantada a ponto de querer reaplicar rapidamente, logo quando sentir que o efeito está diminuindo. É preciso esperar pelo menos quatro meses entre uma aplicação e outra, senão o organismo produz anticorpos contra a toxina e ela perde seu efeito. Segundo a dermatologista Karime Hassun, da Uniderma, "o momento certo para a próxima aplicação não é quando você voltar a franzir testa ou olhos, mas, sim, quando sentir que a contração está ficando marcada na pele".

Além desse uso básico, conheça as mais novas aplicações:

Olhos: novos pontos de aplicação fazem o seu olhar ficar mais aceso. Basta uma picadinha em cima e outra embaixo, para que eles se abram. A toxina também pode ser usada para arquear as sobrancelhas, porém é preciso distribuí-la em diversos pontos da região superior, para que toda a sobrancelha seja elevada.

Nariz: é possível usar o botox para fechar as asas do nariz - ou mesmo para dar uma arrebitada em sua forma.

Boca: para quem tem um sorriso muito aberto, daqueles que mostram a gengiva, o botox pode ser usado para reduzir essa abertura; basta aplicar o produto para paralisar o elevador do lábio.

CORPO. Diminuir a sudorese de quem sofre com esse mal usando a toxina botulínica já é uma metodologia comprovada. Mãos e pés que transpiram a ponto de pingar podem virar coisa do passado com algumas picadas. Mas, hoje, o botox também é usado em outra região do corpo:

Colo: para que um decote mais profundo não evidencie aquelas pequenas linhas na área do V, só mesmo com botox. A superfície fica lisinha após a aplicação da toxina.

Especial para Terra