Viver bem

› Vida e Estilo › Inverno › Inverno 2009 › Saúde e bem-estar › Viver bem

Viver bem

Sucos vivos: uma bebida (quase) milagrosa!

Redação Custom Editora

Aconteceu um pouco de tudo neste inverno de 2009 aqui no Brasil: a temperatura subiu e desceu repentinamente; choveu muito; e também fez calor. Os estados do Sul e do Sudeste enfrentaram enchentes, a capital paulista teve o setembro mais chuvoso da história, e o Rio Tietê transbordou depois de quatro anos sem causar estragos na cidade.

» Leia também: é resfriado ou gripe?
» Leia também: alimentos que auxiliam o sistema imunológico

Fenômenos atípicos assolaram o país e aumentaram a força da gripe H1N1, que ainda continua por aí. Por consequência, poucos saíram ilesos, sem nenhuma tosse ou resfriado nesta estação. E como o clima continua maluco, para evitar mais doenças e transtornos o melhor é aumentar a imunidade do corpo apostando em sucos funcionais, como o suco vivo, muito saudável e de fácil preparo.

"O resultado da alimentação com suco vivo é percebido logo: as pessoas ficam mais dispostas, saudáveis e com uma aparência ainda mais jovem. Isso porque há um estímulo da atividade enzimática plasmática e intracelular e, como consequência, também há o emagrecimento, a diminuição nas taxas de colesterol, prevenção de diabetes e a renovação celular", diz o autor do livro Sucos Vivos, Daniel Francisco de Assis.

Daniel, considerado expert em alimentação viva pelo jornal inglês The Times, morou por quatro anos na Europa, trabalhando com os principais chefs praticantes da alimentação viva e com os chefsdos melhores spas do mundo.

Consumido um dia por semana, ou como um lanche por dia, ao invés de curar, o suco vai prevenir o aparecimento de doenças. Deve ser tomado no desjejum, mas sempre acompanhado de outros alimentos, porque ele não pode ser substituído por uma refeição - já que não sacia a fome por não ter fibras.

Por seu grande poder de desintoxicação e absorção, o suco verde é muito usado em spas, onde o objetivo é reverter quadros de doença e perder peso.

Daniel alerta que o suco não é usado para atacar um problema: "Esta seria a forma antiga de curar ou tratar, mas a grande quantidade de antioxidantes presentes no suco e nas sementes germinadas promove um ganho em tudo no corpo", diz.

O livro Suco Vivo traz 165 receitas de sucos baseadas na alimentação ecológica, que está mudando a vida de milhares de pessoas.

O famoso suco verde é apenas um dos tipos de bebida que estão no livro. E cada suco tem uma função: emagrecer, desintoxicar, substituir refeição, dar energia, aumentar a imunidade...

Folhas verdes, vegetais e gramas de sementes são os ingredientes deste em especial, que não leva nada de frutas. Seguem, abaixo, duas receitas de sucos verdes que podem ser feitos facilmente em casa:

RECEITA 1
2 pepinos
1 folha de couve
1 cm de gengibre

Modo de fazer:
Bata no liquidificador e coe, ou use uma centrífuga.

RECEITA 2
2 pepinos
1/2 chuchu
1 punhado de hortelã
1/2 maço de alface

Modo de fazer:
Bata no liquidificador e coe, ou use uma centrífuga.

Dica: os sucos devem ser tomados imediatamente, pois, após 10 minutos de preparo, mudam de gosto e ficam amargos.

Fonte: livro "Suco Vivo", de Daniel Francisco de Assis (editora Alaúde)

Especial para Terra

Reprodução
Os sucos verdes melhoram tudo, evitam doenças e dão mais energia.
Os sucos verdes melhoram tudo, evitam doenças e dão mais energia.

Busque outras notícias no Terra