OS MAIORES NAVIOS DO MUNDO
Os Maiores Navios do Mundo em Cada Época
-
1838
-
1845
-
1854
-
1899
-
1803
-
1911
-
1912
-
1913
-
1914
-
1935
-
1940
-
1988
-
1995
-
1996
-
1997
-
1999
-
2000
-
2002
-
2004
-
2006
-
2007
-
2008
-
2009
-
2010
Conheça a evolução dos navios
Com foco em entretenimento a bordo, a viagem em navios começou com Great Western, em 1838, em sua viagem inaugural entre Inglaterra e Estados Unidos
A evolução do mercado de cruzeiros foi iniciada em 1838 com o navio Great Western. Ele é o primeiro transatlântico a motor a transportar pessoas em uma travessia oceânica e é considerado o precursor dos cruzeiros.
Desde o Great Western, o tamanho das embarcações e o conforto dentro deles não param de aumentar. Quando surgiram, os navios de passageiros eram exclusivamente para fazer o transporte de passageiros entre a Europa e a América, já que não havia voos comerciais regulares. Com o passar dos anos, essas embarcações foram ganhando requinte até se transformarem em opções de passeio. Se antes eram privilégio dos ricos, hoje tornaram-se boas opções de custo-benefício de férias em família.
Veja a seguir a evolução dos navios até os dias de hoje.
Great Western
Great Britain
Himalaia
Oceanic
Baltic
Olympic
Em 1911 o Olympic fez sua viagem inaugural com pompa. Foi projetado com luxo, com instalações idênticas ao do seu irmão Titanic, que seria lançado no ano seguinte. A primeira classe tinha cabines de luxo, academia, áreas para fumantes e sauna à disposição. Era o começo dos restaurantes de luxo nos navios, como o A La Carte. Também havia a escadaria principal luxuosa, com ouro e pedras preciosas, além de três elevadores.
Medindo 268 metros, o navio ficou com o posto de maior do mundo até a inauguração do Titanic. Ele tinha capacidade para 2.435 passageiros, mais 900 tripulantes e ficou em operação até 1935.
Titanic
A história do Titanic ficou famosa no mundo inteiro graças ao filme do mesmo nome estrelado por Leonardo Di Caprio. O gigante luxuoso de 269 metros de comprimento e 46 toneladas era o sonho da engenharia naval. Praticamente idêntico ao Olympic, destacava-se por ter mais partes em ouro e pedras, como a escadaria principal, que até hoje é conhecida pelo sucesso do filme. A embarcação era dividida em primeira, segunda e terceira classes. O Titanic , porém, superou todos os antecessores em requinte. Na primeira classe havia piscina, academia, uma quadra de squash, sauna e o Café Parisien. Havia ainda bibliotecas e cabelereiros para a primeira e a segunda classes, além de centenas de valiosas obras de arte.
Tudo seria perfeito no transatlântico com capacidade para 3,5 mil passageiros e 860 tripulantes não fosse o acidente fatal em sua viagem inaugural. O Titanic saiu de Southampton, na Inglaterra, e chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico antes de chegar a Nova York, nos Estados Unidos. Ele afundou no dia 15 de abril de 1912.
Devido ao fascínio que ainda exerce sobre as pessoas, a embarcação ganhará uma réplica. A Blue Star Line já está construindo o Titanic II, que será idêntico ao primeiro e ficará pronto em 2016.
Leviathan
Majestic
Normandie
Queen Elizabeth
O Queen Elizabeth reinou de 1940 a 1988 como o maior navio de cruzeiros do mundo. A embarcação da empresa Cunard Line tinha 88 toneladas distribuídas em 314 metros. O gigante tinha capacidade para 2.283 passageiros, mais 1 mil pessoas na tripulação e foi batizado, claro, pela Rainha Elizabeth, do Reino Unido.
A embarcação foi vendida para um empresário de Hong Kong, que pretendia convertê-la em um navio de cruzeiro-universidade flutuante. Em 1972, enquanto passava por reformas, no porto de Hong Kong, o navio pegou fogo em circunstâncias misteriosas e foi virado pela água utilizada para combater o fogo. Em 1973, o naufrágio foi considerado uma obstrução, e ele foi parcialmente demolido. Em 2007, a Cunard Line lançou outro Queen Elizabeth.