PUBLICIDADE

Feng Shui: se você é bom, por que não aceita elogios?

16 out 2014 - 09h55
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Ridofranz / iStock

Li um artigo sobre características positivas de pessoas de sucesso e ricas. Uma delas era que estas pessoas todos os dias tinham que aprender algo novo, ler algo novo, ver um novo vídeo etc. Agradeço ao Universo por inspirar-me a escolher o trabalho que desenvolvo com o coaching holístico. Em cada processo que desenvolvo com meus clientes, aprendo sempre algo novo ou uma nova visão quando trabalhamos no caminho do seu sucesso na vida e vitórias na profissão.

Siga Terra Estilo no Twitter

O processo de coaching, quando bem aplicado e trabalhado pelo cliente em sessão semanal, vai fazer com que a pessoa alcance no tempo determinado o seu grau de satisfação e/ou sucesso.

Já o coaching holistico, além do processo acima explicado, vai fazer com que o cliente descubra quem ele é na vida pessoal e/ou profissional, vai reprogramar padrões negativos que repetem-se para padrões positivos e vai descobrir bloqueios que nem mesmo a pessoa sabe que tem.

Padrões negativos e bloqueios fazem qualquer pessoa desviar do caminho de sucesso  ou vai atrapalhar seu caminho de vitórias. O caminho é desbloquear e mudar os padrões. Aí veremos ótimos resultados, pois o cliente vai mudar sua mente e atitudes.

Mas um padrão negativo pode nascer de várias formas. E quanto mais uma pessoa afirma e confirma este padrão, quanto mais ela vivencia e dá força, mais este padrão negativo vai fazendo estragos.

Veja o caso de uma cliente que vou chamar de Lu. Lu é uma ótima profissional, que começou na empresa que está como atendente e hoje, graças à sua competência, dedicação e esforço, é coordenadora de uma equipe de vendas. 

Ela me procurou por que sente que está limitada no seu trabalho. Limite que ela mesma se colocou, pois não consegue evoluir mais do que o cargo de coordenadora. Sente que não está capacitada para ser chefe e nem tem vontade de se aprimorar. Só que ela quer e precisar crescer na carreira. Ela precisa ser promovida para melhorar o salário e comissões da equipe. 

Precisa e quer a promoção, mas não se acha preparada, segunda ela mesmo diz.

Já começamos a perceber uma briga ou discórdia de pensamentos dentro da mente da Lu. Ela quer muito a promoção, mas diz que não está preparada. E também não faz nada para preparar-se para progredir. Um padrão de conforto e de desmerecimento.

Não há metas que sejam alcançadas com esta mentalidade, não é mesmo, Lu? Para piorar os bloqueios da Lu, ela não gosta de receber elogios profissionais e/ou pessoais. Segundo ela, quando alguém faz um elogio a seu trabalho, ela nega que merece ser elogiada. Ela acredita que não fez um bom trabalho ou que simplesmente não merece elogios.

O mais interessante é que ela sabe que é uma profissional competente, sabe que faz um trabalho excelente e se vê como ótima coordenadora. Tem boa avaliação de si. Mas se alguém elogiar seu trabalho ela trava e chega negar. Ou diz que foi exagerado os elogios.

Neste momento aprendi uma ótima lição com a Lu. Quantas vezes nós falamos como ela? Que não merecemos algo? Ou que negamos que somos bom em algo que fazemos?

Muitas vezes com certeza nos boicotamos. Aí bloqueamos tudo o que queremos.

E o que fazer? Vou dar o mesmo conselho que dei para Lu a vocês e que também me aplico até hoje: aceite que você é bom no que faz. Diga que você e o melhor. Aceite e agradeça os elogios. E diga que você sabe que é bom e trabalha para ter ótimos resultados.

Mude seu padrão de boicote e negação do seu sucesso e vá ser feliz.

E a Lu? Ela não foi promovida. Abriu seu próprio negócio em outra atividade, após descobrir que era uma ótima empresária.

Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade