Esotérico

publicidade
27 de setembro de 2011 • 08h06 • atualizado às 09h33

Faça a oração de Cosme e Damião para proteger as crianças

Uma criança é um ser especial. Tem pureza nata, uma sensibilidade e intuição única que, ao crescerem, são distorcidas pela sociedade em sua volta
Foto: Getty Images
 

"Que Deus abençoe as criancinhas que são o futuro desta nação". Não lembro quem falou esta frase tão sábia e poderosa, mas ela sintetiza a pura verdade. A criança de hoje será o adulto de amanhã, que dará a cara e energia de uma nação ou do planeta Terra neste futuro.

» Faça a oração para ajudar no estudo, vestibular ou concursos
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia

Logo, vamos cuidar e educar bem de nossas crianças hoje e sempre. Vamos orar por eles e pedir proteção a Deus que todos os dias olhe por nossos filhos, netos, sobrinhos, afilhados e amiguinhos.

Uma criança é um ser especial. Tem pureza nata, uma sensibilidade e intuição única que, ao crescerem, são distorcidas pela sociedade em sua volta. Sem falar na energia que tem. Uma energia de alegria, amor e verdade. Elas não mentem. Elas aprendem a mentir com os adultos, que infelizmente nem sempre ensinam ou passam bons exemplos. Mas, criança é criança. Logo, que Deus as proteja e abençoe.

Que Cosme e Damião protejam e abençoem as crianças e os jovens.

Para quem não sabe, Cosme e Damião são os santos protetores das crianças. Eles foram martirizados em Egeia, Ásia Menor, região da atual Turquia, no dia 27 de setembro de 287, durante a perseguição do imperador Diocleciano (284-305).

Cosme e Damião foram médicos e faziam caridade aos pobres, curando suas enfermidades. Montaram uma espécie de hospital na época em que viveram e lá pregavam as boas novas sobre o tempo em que um dia nasceria um menino entre os pobres chamado Jesus e que ele seria o Rei dos Reis. Assim, começaram a ser perseguidos, mas não deixavam de curar os seus doentes, em especial as criancinhas que muitas vezes não queriam tomar os remédios à base de ervas amargas, único recurso para a cura. Então, para que os pequeninos fossem distraídos e tomassem os remédios, Cosme e Damião lhe davam doces para disfarçar o gosto amargo.

Um dia, presos e torturados até a morte e obrigados a engolir os mesmos remédios amargos que eles faziam, acabaram morrendo em uma data que julgamos hoje ser 26/09. O povo, triste e lamentando o que havia acontecido, pediu seus corpos e os enterram colocando em seus túmulos muitos doces, pois acreditavam que assim suas almas que foram tão maltratadas pudessem seguir um caminho de paz e doçura. Este enterro só ocorreu no dia 27/09, por isso a igreja católica reconhece o dia da morte, mas não o dia do enterro.

Aqui no Brasil é tradição de comemorar o dia dos santos gêmeos no dia 27 de setembro, quando muitas festas com doces, balas e refrigerantes são distribuídos para as crianças em muitas festas pelo Brasil.

Segue abaixo duas orações para os santos protetores das crianças.

ORAÇÃO 1
São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes a cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila.

Que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.

Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu".

São Cosme e Damião, rogai por nós.

ORAÇÃO 2
Ó Deus menino, que crescestes em sabedoria e graça com Maria e José. Pela intercessão de São Cosme e São Damião, abençoa os meus filhos, irmãos, parentes e vizinhos. (lembre o nome da criança que está precisando de orações)

Que o sangue destes Mártires, servos da Santíssima Trindade, lave os meus pecados e purifique todo o meu ser.

Ajudai-me a crescer em solidariedade, compaixão e misericórdia para com o meu próximo mais próximo, a exemplo de São Cosme e Damião, Missionários e defensores da vida em plenitude.

Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Quer comentar a oração? Quer enviar alguma oração para compartilhar? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti, ou entrar em contato com ele, clique aqui.

Franco Guizzetti