Esotérico

publicidade
14 de fevereiro de 2013 • 09h57

É dia de São Valentim, o santo dos namorados; entenda

São Valentim é conhecido como o santo dos namorados
Foto: Getty Images
 

O dia 14 de fevereiro é marcado por romance em países como França, Estados Unidos e Inglaterra. Isso porque é comemorado o Dia de São Valentim, o santo dos namorados.

» Aprenda oração para limpeza e proteção do lar e da família
» Aprenda oração para abençoar a vida amorosa
» Aprenda simpatias para afastar inimigos em 2013

Vale lembrar que no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado 12 de junho, pois é véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Mas na realidade, o marco começou como uma forma do comércio driblar a época parada que era o mês de junho.

São Valentim
Apesar da tradicional troca de presentes, poucos conhecem a historia deste santo. Valentim era bispo em Roma, numa época em que os casamentos eram proibidos, pois o governo acreditava que se as pessoas não tivessem uma família, se alistariam no exército com mais facilidade.

Mesmo assim, o bispo foi contra a essa ideia e continuou realizando casamentos em segredo, mas quando o imperador Caldeus II descobriu, mandou prendê-lo. Já na prisão, os casais jogavam flores e bilhetes dedicados à Valentim para mostrar a fé no amor.

Certo dia, Valentim recebeu a visita da filha do carcereiro, Astérias, que era jovem e cega. Os dois se apaixonaram e o amor fez com que ela recuperasse sua visão.

No dia 14 de fevereiro de 286, ele foi levado para a chamada via Flaminia, onde foi morto a pauladas e depois decapitado. A sepultura de Valentim foi encontrada em 346, numa capela subterrânea na via Flaminia. Dez séculos depois, antigos registros o indicaram como irmão de São Zenão Hoje, as suas relíquias estão na Igreja de São Praxedes num Oratório dedicado a São Zenão e Valentim.

Ele se tornou santo porque morreu pelo testemunho de seu sacerdócio. A igreja o considera padroeiro dos namorados por ter defendido com sua vida o sacramento do casamento.

Aprenda a seguir, duas orações de São Valentim:

Oração de São Valentim para um novo amor
"São Valentim, patrono do amor, lance seus olhos bondosos sobre mim. Impeça que maldições e heranças emocionais de meus ascendentes e erros que tenha cometido no passado perturbem minha vida afetiva. Desejo ser feliz e fazer as pessoas felizes. Ajude-me a entrar em sintonia com minha alma gêmea, para que possamos desfrutar o amor, abençoados pela providência divina. Peço a tua intercessão poderosa, junto a Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém".

Oração de São Valentim para reconciliação
"Ó Jesus Cristo, salvador nosso, que viestes ao mundo para o bem das almas dos homens, mas que fizestes tantos milagres para dar saúde ao corpo e amor às almas apaixonadas. Tu que curastes o menino que sofria de ataques e caía na água e no fogo; que libertastes aquele que se escondia entre os túmulos do cemitério; que expulsastes os maus espíritos dos possessos que espumavam; peço-vos, por intermédio de São Valentim, o santo dos namorados, a quem destes o poder de curar os que sofrem de amor, a reconciliação do meu casamento. Amém!"

Gostou da oração? Quer fazer alguma pergunta sobre artigo? Para saber mais sobre o trabalho de Feng shui, coaching espiritual, consultoria e cursos do Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.

Franco Guizzetti