publicidade
27 de outubro de 2009 • 15h58

Descubra a cor mais indicada para cada ambiente de sua casa

Cada tom possui sua própria vibração
Foto: Getty Images
 

A natureza tem muitas cores, cada uma com sua própria vibração, que irá interagir e influenciar tudo e todos que estão em sua volta. Por que pintamos uma casa por fora com cores quentes? Por que usamos tons distintos em cada ambiente? A resposta é simples: existe a intenção de levar as boas energias das cores para o nosso lar.

Todas as cores são bem-vindas em qualquer ambiente. Mas há algumas orientações, que podem lhe ajudar. Veja a seguir:

Hall de entrada: é o cartão de visitas de sua residência. Um hall branco ou gelo é muito frio e simples. Use cores mais alegre para receber as pessoas: amarelo, verde limão ou pêssego. Ou, ouse com vermelho, terracota e dourado.

Banheiro: evite os tons de pretos, azuis e grafite. As boas opções são: verde-claro, verde-escuro, amarelo, creme, areia e terracota. De forma geral, o branco transmite uma sensação de higiene e limpeza. Em lavabos, é possível ousar mais com, por exemplo, roxo, verde, laranja e ocre.

Escritório: o local de estudo e trabalho tem que ser bem iluminado. Evite cores escuras, berrantes e soníferas - exemplo, o azul. Cores favoráveis: camomila, areia, amarelo vanilla, verde limão e tons bem claros.

Sala de estar/Living: opte por cores claras, mas vibrantes ou alegres: amarelo, pêssego, champagne, verde ou areia. Se desejar, coloque uma parede um tom mais forte: caramelo, goiaba, verde-bandeira, azul-royal.

Sala de TV: tem que ser um lugar aconchegante para reunir toda a família. Qualquer cor clara cai bem: camomila, marfim, creme, champagne, rosa, verde etc.

Home theater: um cinema dentro de casa. Tem que ser um ambiente escuro. Não tenha medo de usar: berinjela, azul-petróleo, café, vermelho etc.

Quarto do casal: uma boa pedida é colocar uma dessas cores na parede da cabeceira da cama: rosa, vermelhos terrosos, ocre, verde,azul etc.

Quarto do filho: pinte esse ambiente com cores claras e relaxantes: creme, marfim, amarelo ou areia.

Quarta da filha: prefira cores femininas: lilás, rosa, tons perolados etc.

Sala de jantar: destaque uma das paredes desse ambiente com cores festivas: vermelho-rubi, amarelo, goiaba ou laranja.

Cozinha: tem que passar a idéia de limpeza. O branco é a cor mais usual. No entanto, cada pessoa reage de forma diferente em contato com determinada tonalidade. Por isso, a dica é: escolha cores que lhe agradam. Se o critério ficou muito vago, siga algumas regrinhas na hora da decisão:
Cores escuras, por exemplo, preto, grafite e marrom, deixam o ambiente menor, pois passam uma sensação de redução de espaço. Além de não contribuírem para a iluminação;
- Cores berrantes e agressivas podem "chocar" a energia dos ambientes e das pessoas. Cuidado com laranja, vermelho e roxo;
- O branco, e demais tons claros, pode ser usado em qualquer ambiente da casa. É uma cor neutra que raramente influenciam negativamente uma pessoa;
- O estado de espírito, personalidade e a saúde da pessoa devem ser considerados na escolha da cor de um ambiente. Uma pessoa triste, não deve ficar em ambientes escuros ou na cor azul. Uma pessoa extrovertida ou elétrica deve evitar ambientes com cores quentes - vermelho e laranja;

Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti, ou entrar em contato com ele, clique aqui

Especial para Terra