Esotérico

publicidade
22 de fevereiro de 2012 • 11h09

Aprenda duas orações para a Quaresma

A Quaresma é um período para se fazer um retiro espiritual voltado à reflexão
Foto: Getty Images
 

Nem bem a folia de Carnaval acabou, já estamos de olho na Páscoa. Só que antes temos que vivenciar o período da Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e vai até a sexta-feira santa.

» Aprenda uma oração para viver com alegria
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias

A Quaresma é um período para se fazer um retiro espiritual voltado à reflexão, quando os cristãos se recolhem em oração e meditação para preparar o espírito para a acolhida de Jesus Cristo vivo, ressuscitado no domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Este retiro espiritual pode ser feito no dia a dia de trabalho, em casa, na sua igreja ou em algum retiro específico.

A cor litúrgica desse tempo é a roxa, que geralmente significa penitência, aflição e crescimento. Mas, no tempo da Quaresma, a cor não significa luto e sim mostra que a igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.

A Quaresma não é um período de sofrimento, dor ou sacrifício. Por mais que muitos façam penitências nesta época ¿ os mais comuns são o jejum e as orações, para purificar a alma, a mente e o corpo - independentemente da religião, a Quaresma é período de renovação da nossa mente e alma. É um tempo para mudar nosso estado mental negativo e transformá-lo em positivo. É o momento de renascer, ou seja, temos que matar o que não presta dentro de nós, aquilo que nos torna feios ou sem motivação, para dar lugar ao nosso novo "eu". Um "eu" mais puro e limpo nas atitudes.

É o que Santo Efrén, o Sírio, procurou passar na sua oração da Quaresma:

Oração 1
"Senhor e Mestre de minha vida,
afasta de mim o espírito de preguiça,
de abatimento, de domínio, de loquacidade,
e concede a mim, teu servo, um espírito de integridade,
de humildade, de paciência e de amor.
Sim, Senhor e rei,
concede ver meus pecados e não julgar meus irmãos
porque és bendito pelos séculos dos séculos. Amém."

Lembre-se que não adianta só pedir. É preciso também agir e executar sua própria parte na história toda. Enquanto você medita, segue mais uma oração para a Quaresma:

Oração 2
Pai nosso,
que estais no céu,
durante esta época
de arrependimento,
tende misericórdia de nós.
Com nossa oração,
nosso jejum
e nossas boas obras,
transformai
o nosso egoísmo
em generosidade.
Abri nossos corações
à vossa palavra,
curai as nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.
Que transformemos a escuridão
e a dor em vida e alegria.
Concedei-nos estas coisas
por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém.

Quer fazer alguma pergunta sobre o artigo? Para saber mais sobre o trabalho de coach, consultoria e cursos Feng shui do Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.

Terra