PUBLICIDADE

Allan Kardec, o codificador do espiritismo

Compartilhar

O nome verdadeiro de Allan Kardec era Hippolyte Leon Denizard Rivail. Nasceu no dia 3 de outubro de 1804 na cidade de Lyon, na França, morrendo em Paris em 1869. Foi discípulo do educador Pestalozzi, dedicando sua vida às atividades educacionais.

» Quem é Emmanuel, o espírito mentor de Chico Xavier

» Conheça Chico Xavier e a mediunidade em série especial

Kardec foi o fundador e o codificador do espiritismo. Também foi um profundo conhecedor de várias línguas, além de ser mestre em química, matemática, astronomia, física, fisiologia, retórica, anatomia comparada e francês. Pertenceu a várias sociedades culturais da França e escreveu 18 obras de pedagogia.

Depois de uma série de experiências, ele entendeu que muitas respostas às perguntas sobre diversos problemas eram fornecidas realmente por espíritos, sem nenhuma possibilidade de intervenção humana.

Aos poucos, foi reunindo várias informações, descobrindo uma série de leis, codificando e publicando-as em O Livro dos Médiuns, O Livro dos Médiuns e "O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Um ano antes da sua morte, fundou a Revista Espírita e a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Foi considerado um "fenômeno" para a época, pois escrevia seus livros em transe. Um deles e talvez o mais conhecido, O Livro dos Espíritos, publicado em 1856, tratava dos conceitos de encarnação-reencarnação. Além deste livro, outras obras se transformaram em manuais da doutrina espírita: O Gênesis e Os Milagres e As Predições segundo o Espiritismo.

De acordo com esta doutrina, o processo reencarnatório é importante para a nossa evolução material-espiritual. O universo resulta dos elementos: Deus (Inteligência Suprema, causa primeira de todas as coisas) e o Espírito (fluido associado à matéria).

Kardec escreveu que "muitos problemas de saúde podiam ter como causa, fatos passados em outras vidas". Portanto, a compreensão sobre o tema "vidas passadas" poderia até mesmo ajudar a resolver e entender muitos problemas. Ele também ensinou a prática da cura com o auxílio dos mentores espirituais.

A grande influência intelectual da França no século 19 favoreceu a expansão do espiritismo, que surgiu como popularizador contra a propagação dos ideais apenas materialistas. Difundida em vários países, especialmente no Brasil, que é maior país espírita do mundo, o espiritismo tem milhares de adeptos.

Suas obras foram traduzidas para vários idiomas. Devido à liberdade de culto, a expansão do espiritismo representa uma forte corrente de opinião quando o tema refere-se à religião.

Especial

Em homenagem ao centenário do médium mais famoso do Brasil, o Terra, junto com Mônica Buonfiglio, preparou um especial sobre Chico Xavier e a psicografia e mediunidade. A série teve início na segunda-feira e vai até quarta-feira, com um total de oito textos sobre o médium e a prática que o tornou um dos maiores ícones da cultura popular brasileira.

Quer saber mais sobre o trabalho de Monica Buonfiglio, ou entrar em contato com ela, clique aqui.

Allan Kardec foi o fundador e o codificador do Espiritismo
Allan Kardec foi o fundador e o codificador do Espiritismo
Foto: Reprodução
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade