PUBLICIDADE

Você sabia que cervejas Lambic são de leveduras selvagens?

Compartilhar

Ao contrário do que ocorre com a maioria das cervejas atualmente, nas quais são utilizadas leveduras selecionadas em condições especiais, nas milenares cervejas Lambic a transformação do mosto em cerveja ocorria por conta das leveduras selvagens. As leveduras viajavam ao sabor dos ventos que circulavam pelos bosques das proximidades da cidade de Lembeek, na Bélgica, e repousavam sobre o mosto fresco da cerveja, dando início à sua fermentação.

» Você sabia que o licor de Curaçao

é feito à base de laranja?

» Siga o Vida e Estilo no Twitter

» vc repórter: mande fotos e notícias

» Chat: tecle sobre a notícia

Esta é uma das formas mais antigas de produção de cerveja, que é utilizada até os dias de hoje para a produção das Lambic também nos arredores de Bruxelas. Há milhares de anos, sua produção ocorre da maneira mais natural possível: após o cozimento dos grãos que dão origem ao mosto, as janelas da cervejaria são abertas, permitindo a entrada de micro-organismos soltos no ar.

Como os antigos não conheciam as leveduras e sua ação sobre a matéria orgânica, eles atribuíam a transformação do mosto em cerveja às bênçãos de Deus que entravam com o vento e se derramavam sobre o líquido.

A "mãe de todas as cervejas", como também são conhecidas as Lambic, tem acidez muito acentuada, e definitivamente não é uma cerveja fácil de ser bebida. Existem variações nas quais frutas como cerejas e framboesas são acrescidas durante a fermentação. Esses ingredientes dão à bebida características que remetem à fruta utilizada no processo, contribuindo com notas aromáticas frutadas e sabor mais adocicado, que tornam a cerveja mais domesticada e fácil de beber. São as Fruit Lambic.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade