PUBLICIDADE

Dose extra de presença masculina vale mais do que presente

15 abr 2014 - 09h46
(atualizado às 09h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Agradar a esposa mamãe no seu dia tão especial pode ser muito mais simples do que se imagina quando o homem coloca a imaginação e a criatividade para funcionar sem ficar engessado na fórmula presente/surpresa. Quem entende do assunto garante: muitas mulheres adorariam ganhar uma dose extra de presença dos companheiros no dia a dia familiar. 

Anna Eliza Simonetti, terapeuta familiar, explica que uma das maiores queixas nos consultórios é a falta de participação dos homens nas atividades domésticas e com os filhos. Por isso, a dica neste Dia das Mães é: do café da manhã à hora de dormir, surpreender a parceira com mais envolvimento nesta rotina. “Que tal, assumir todas as tarefas do lar por um dia e também deixar a lição de casa das crianças por sua conta?”, provoca a psicóloga.

A terapeuta recomenda fazer um bom café da manhã e levar na cama, deixando claro que hoje o dia da mamãe será diferente e especial. Vale colocar a roupa para lavar, preparar o almoço, arrumar o que estiver em desordem na casa, coordenar ou executar as atividades domésticas do dia, assim como a rotina completa das crianças, desde a hora que elas acordam até a hora de dormir.

Momentos em família

Outra dica interessante é valorizar o papel da mãe que em nossa cultura representa carinho, afeto e acolhimento, em atividades com a família que reforcem esses valores. “O pai/marido pode planejar um dia em família fora de casa onde essa integração fique bastante evidente,” ensina. Um piquenique no parque ou uma viagem, mas sem delegar à mãe a função de planejar o roteiro. “Hoje, a responsabilidade de tudo dar certo está por sua conta”, ressalta.

Presentes também são bem-vindos, mas com atenção. “A mulher precisa ser valorizada com carinho e atitudes, muito mais do que com a entrega de um simples bem material, tão típico de nossa cultura capitalista”, reforça a terapeuta. Por isso, aposte no simbolismo. Uma joia que represente o nascimento dos filhos é uma boa pedida.

Mimos personalizados também tem tudo a ver com a data. “Uma retrospectiva da família com muitas fotos e uma música marcante, certamente vai agradar as mamães em cheio”, afirma. Mulheres, de maneira geral, também gostam da declamação do afeto. Que tal juntar a família e escrever uma carta para a mamãe em agradecimento a tudo que ela faz e representa no seio familiar?

Com a rotina atribulada das mulheres de hoje, que precisam se dividir entre casa, família e trabalho, não há dúvida de que presenteá-las com um momento só delas, pode ser uma boa opção. “É hora de reconhecer o mérito das mulheres que fazem de tudo para dar conta das múltiplas funções”, reforça a terapeuta. Por isso, um “day  spa”, é o que recomenda  a personal stylist Camila Tomazini. “Mães têm diferentes estilos e gostos. Na hora de presentear, vale observar a individualidade de cada uma, mas um presente versátil que nunca sai de moda é um dia de beleza num spa com direito à massagem”, diz.

Vale lembrar que, as famílias de hoje têm diferentes configurações e, muitas vezes, o papel de mãe pode ser exercido pelo pai, pela avó, por dois pais ou duas mães, no caso de famílias homoafetivas etc. “Por isso, neste Dia das Mães, o reconhecimento da família deve ser demonstrado por meio de atitudes que valorizem esse afeto, cuidado e proteção independentemente do modelo de estrutura familiar”, orienta Anna Eliza.

Fonte: Agência Hélice
Compartilhar
Publicidade
Publicidade