Comportamento

publicidade

Veja como combinar a barba com o seu tipo de rosto

 

Os homens com barba estão em alta. Apesar de muitas mulheres desaprovarem, o estilo barba modelada passou a ser um dos preferidos entre eles.

» Veja os estilos
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias

Em contrapardida, algumas mulheres consideram que os homens de barba aparentam mais maturidade tanto mental como sexual. Segundo o especialista em técnicas de barbear Ricardo Inácio, do Ritz Cabelo e Estética, o homem que usa barba quer passar uma imagem diferente para quem o vê: "Seriedade na hora do trabalho e um lado mais 'cafa' e charmoso durante a noite."

Enquanto o sexo feminino tem dezenas de acessórios para se preocupar na hora da produção, os homens têm a barba. Ricardo afirma que o estilo nunca saiu de moda e homens de todas as idades podem usar. "Os de 35, 40 anos anos entendem sobre os cortes mais modelados; já os jovens preferem que ela esteja limpa, mas não modelada", explica.

Os homens que querem adotar o visual precisam estar preparados para a manutenção. "Modelar 1 vez por semana ou a cada 15 dias no barbeiro e manter o desenho arrumando em casa", conta o profissional. Já o bigode não está na moda. "Tem que ter vontade própria para usar", brinca.

De qualquer forma, é preciso tomar alguns cuidados: cada tipo de rosto pede um tipo de barba diferente. Examine sua estrutura facial e descubra qual estilo combina mais com você:

Rosto redondo
O ideal é a barba modelada, estilo cachimbo. É importante dar destaque para a lateral da bochecha. Desta forma, o rosto fica mais alongado. Segundo Ricardo, Kenye West optou pelo cavanhaque fino porque é famoso e uma pessoa pública pode passar uma imagem diferente. "Mas se o homem de rosto redondo quer usar cavanhaque, opte por um modelo mais grosso", diz.

Rosto quadrado
A barba tradicional, bem limpa e desenhada, cortada na máquina 1 ou 2, é a melhor opção. Também recomenda-se desenhos arredondados para suavizar as linhas marcantes. Mas se o homem quer enquadrar o rosto, pode optar por um modelo com pelos mais longos.

Rosto triangular
A melhor opção é o modelo reto e com perfil até o bigode.

Queixo grande
Fica interessante cavanhaque asa delta ou morcego. Os modelos escondem a "papa" e deixam um ar galanteador.

Rosto oval
Para esse tipo de rosto Ricardo sugere uma barba não tão desenhada. "Fica bom raspar mais na parte de baixo e deixar a parte de cima não tão modelada. Assim, não junta o queixo com o peito", explica.

Rostos finos
"A barba suja fica legal nesses casos. Dá um ar de cafajeste, meio relaxado", explica. O modelo dá um pouco mais de volume ao rosto e não fica exagerado.

Homens mais gordinhos
O modelo ideal é o tradicional, com desenho triangular ou cachimbo, para afinar. É aconselhável não usar cortes tão compridos.

Carecas
"Os carecas devem usar barba", afirma Ricardo. A barba servirá como um acessório ao rosto e vai dar um desenho a essa região. "Ao invés de chamarem ele de careca, vão chamar de barba", brinca.

Homens mais velhos
Eles podem usar o modelo que acham melhor, tudo depende do formato do rosto. Mas se querem fazer como a de José Mayer, precisam deixá-la mais limpa. "Ai dá um ar de chique. Precisa ser um pouco mais baixa do que a de José, aliviar os lábios e desenhar um pouco mais as laterais", explica Ricardo. Homens com pelos brancos precisam tomar cuidado para não deixarem amarelar, principalmente os fumantes.

Terra Terra