publicidade

Como trocar a bateria do seu carro

 

Trocar a bateria do carro é relativamente fácil e rápido, desde que você tenha força o bastante para erguer uma bateria nova (que pesa em torno de 18 quilos). O segredo aqui está na polaridade dos terminais (negativo e positivo). Não confundir isso, já é meio caminho andado. A seguir, 11 dicas para que você troque a bateria dos eu carro sem problemas.



» Chat: tecle sobre o assunto

1. Você precisa de uma bateria nova, uma chave inglesa ou chave fixa e uma palha de aço.



2. Abra o capô do seu carro, com o automóvel desligado.



3. Ache a bateria. Veja que existem dois cabos ligando-a ao motor. Geralmente existe uma indicação do polo positivo e o negativo. Alguns carros possuem uma tampa vermelha sobre o positivo.



4. Não segure os dois polos ao mesmo tempo ou você vai levar um choque.



5. Com a chave solte primeiramente o polo negativo. Afaste-o da bateria para que não encoste no positivo e provoque curto.



6. Solte o polo positivo e não o encoste na lataria do carro.



7. Retire a bateria usada.



8. Com a palha de aço, limpe os polos de eventuais marcas de ferrugem ou azinhavre (aquela camada de cor verde resultante da oxidação do cobre). Se os polos estiverem muito danificados ou corrompidos, talvez seja melhor trocá-los.



9. Cuidadosamente coloque a nova bateria no lugar, atentando para a marca de positivo e negativo. Atenção: a bateria é pesada e se deixá-la cair poderá danificar o carro, a bateria ou até mesmo se machucar feio.



10. Reconecte cada cabo à bateria, primeiro o positivo, depois o negativo. Aperte bem as presilhas dos cabos com a chave de uma maneira que os cabos não se soltem com a trepidação do carro.



11. Leve a bateria antiga a algum auto-elétrico ou loja especializada. Por conter chumbo, as baterias devem ser descartadas em lugares específicos.



Especial para Terra