publicidade

Como montar uma apresentação

 

Apresentar-se em público é uma arte e existem até cursos específicos para isso. Acontece que há algumas regras básicas para expor suas ideias seja numa reunião com colegas ou para uma plateia de desconhecidos.



» Chat: tecle sobre o assunto

1. Prepare-se antes. Saiba em detalhes todos os assuntos que vai expor e tente prever as perguntas. Não dispense um ensaio antes, cronometrando o tempo.



2. Uma apresentação é feita de introdução, roteiro e conclusão. Sempre.



3. Para a introdução, diga quem é, porque está ali, o que lhe faz capaz de discorrer sobre aquele assunto, quais os tópicos a serem abordados e o tempo que levará a exposição.



4. O roteiro é a apresentação em si. Faça slides com os tópicos, usando níveis e sub-níveis. Quanto menos slides, melhor. Não coloque textos grandes, nem fique lendo o que está escrito na tela (vai denotar despreparo). Use ilustrações, gráficos e até mesmo efeitos visuais, mas não abuse ou vai parecer que montou um desenho animado.



5. Faça uma conclusão suscinta do que apresentou com possíveis resultados, consequências ou até mesmo um resumo do que apresentou. Não desligue o projetor ao final. Mantenha um slide de encerramento ligado enquanto responde perguntas.



6. Para apresentações muito longas (no geral acima de 20 minutos de duração), coloque slides intermediários com o progresso da palestra.



7. Se algum assunto acabar demorando muito e você notar que ultrapassará o tempo estabelecido, não corra. Elimine algum tema e vá para a conclusão.



8. Encerre a apresentação e a palestra formalmente. É de bom tom agradecer a todos pela presença.



9. Se vai distribuir cópias impressas da apresentação, não se esqueça de enumerar as páginas.



10. Dica de um professor de teatro: se ao entrar no palco, der branco e esquecer praticamente tudo que vai falar, escorregue e caia. Isso vai fazer a plateia ficar com pena de você e perdoar seu deslize.

Especial para Terra