publicidade

As 10 mais importantes invenções e descobertas da ciência

 

Para comemorar seu centenário este ano, o Museu de Ciências de Londres resolveu promover uma pesquisa entre seus frequentadores e internautas para criar uma lista das 10 maiores invenções e descobertas da ciência nestes seus 100 anos de existência. Foram mais de 50.000 votos e o grande campeão, anunciado há duas semanas, foi o raio X, arrebentando 1/5 das pessoas votantes e surpreendendo até mesmo os organizadores. Confira abaixo a lista completa e seu impacto na história do mundo:

» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia

1) O Raio X: o alemão Wilhelm Conrad Röntgen é considerado o grande inventor do raio-X (apesar de outros cientistas terem estudado seus efeitos antes e depois da descoberta), uma forma de radiação eletromagnética que pode penetrar em objetos sólidos e que passou a permitir que diagnósticos médicos fossem mais acurados, não se baseando apenas em sintomas e cirurgias.
O que surgiu daí: a tecnologia evoluiu com a tomografia, ressonância magnética e outras formas de se examinar o corpo de um paciente sem uma invasão cirúrgica. O próximo passo são máquinas para ler o pensamento e gravar até mesmo sonhos.

2) A Penicilina: o primeiro dos antibióticos, descoberto por acidente pelo escocês Alexander Flemming em 1928 (embora seja mais um caso onde haviam estudos anteriores), foi um verdadeiro marco na história da medicina, já que passou a salvar incontáveis vidas de várias doenças infecciosas.
O que surgiu daí: a medicina criou novos antibióticos, cada vez mais fortes, contra vírus cada vez mais resistentes. Atualmente as pesquisas focam nas células-tronco, que poderiam desenvolver novas células no corpo do paciente, fazendo crescer músculos, nervos etc.

3) A dupla espiral do DNA: a belíssima estrutura do DNA foi creditada aos cientistas Francis Crick e James Watson em 1953 (há controvérsias sobre quem foi realmente o pai ¿ ou a mãe ¿ desta descoberta), e foi aí que o mundo pode conhecer o código da vida neste planeta.
O que surgiu daí: a engenharia genética cresceu muito nos últimos 50 anos chegando à discussão da ética em se "copiar" seres vivos. A brincadeira do Jurrasic Park , de se criar a vida através de um DNA, pode vir a se tornar realidade no futuro.

4) A Apolo 11: há 40 anos quando aqueles três homens conseguiram o feito de pisar no satélite natural da Terra e voltar para contar a história, estavam realizando um sonho da humanidade que povoou a mente de escritores (como Júlio Verne) e cientistas por séculos.
O que surgiu daí: os programas espaciais estão meio que de volta à prancheta de desenho e ainda existem promessas de se mandar o homem para Marte ou para algum asteróide no espaço. E, para quem tem muito dinheiro para gastar, já existem as viagens "turísticas" pelo espaço.

5) Os foguetes V-2: é estranho que uma arma de destruição inventada pelos nazistas para bombardear Londres da costa da França entre nesse ranking, mas foi daí que os programas espaciais russo e americano se originaram. E os mísseis balísticos também.
O que surgiu daí: a tecnologia militar vai de vento em popa com mísseis inteligentes (que erram o alvo), fazendo fortuna para certas empresas e algumas famílias que presidiram a Casa Branca.

6) A locomotiva Rocket: ela não foi a primeira locomotiva do mundo e sim a primeira locomotiva a vapor moderna da humanidade, desenvolvida pelo inglês George Stephenson. Seu design foi usado por mais de 150 anos e a locomoção entre grandes distâncias nunca mais foi a mesma.
O que surgiu daí: os trens mudaram tornando-se elétricos, depois vieram o metrô, trens-bala e agora sendo testado em Heathrow, na Inglaterra, cápsulas pessoais sem motorista.

7) O computador Pilot Ace: foi um dos primeiros computadores desenvolvidos na Inglaterra no início dos anos 50, desenvolvido pela National Physical Laboratory. Além de conseguir fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo (o que era um avanço na época), foi durante um período, o computador mais rápido do mundo.
O que surgiu daí: segundo o vídeo Did You Know, sucesso na internet há algum tempo, até 2013 teremos computadores que superarão a capacidade de processamento do cérebro humano e até 2049, de toda a população terrestre. E Bill Gates estará mais rico com isso.

8) A máquina a vapor: desde o primeiro século AD que a utilização de vapor para movimentar máquinas aparece na escrita científica mas foi no século 19 que se transformou em eficiente realidade, dando início à Revolução Industrial, ao aparecimento das fábricas e futuramente à poluição.
O que surgiu daí: a troca do carvão por combustíveis orgânicos como petróleo acarretou nos problemas de aquecimento global e mudanças no clima, mas novas formas de energia limpas estão sendo estudadas como eólica, solar e até mesmo o uso seguro de energia nuclear.

9) Ford modelo T: se você odeia congestionamento, culpe Ford. Se faz parte de algum sindicato também. Foi ele que ao mesmo tempo motorizou um país todo (e posteriormente a moda pegou no resto do planeta) e ainda criou as linhas de produção em massa, mudando a manufatura e as relações trabalhistas para sempre.
O que surgiu daí: a produção em massa ainda dita as regras de todos os tipos de indústria, com parte da mão-de-obra sendo substituída por robôs e braços mecânicos. Já nos carros, as empresas investem em estudos de modelos "verdes", livrando-se da dependência do petróleo.

10) O telégrafo: imagine o que era se comunicar com algum lugar distante há 200 anos. Você tinha que esperar semanas (e até mesmo meses) para receber uma resposta através de uma carta. O telégrafo elétrico foi desenvolvido na Inglaterra em 1837 por Sir William Fothergill Cooke e Sir Charles Wheatstone. Coincidentemente no mesmo ano, nos EUA, Samuel Morse criava a sua versão. E as relações humanas nunca mais foram as mesmas.
O que surgiu daí: primeiro foi o telefone, depois o fax e hoje a internet conecta seres humanos de lugares completamente opostos no globo terrestre. Uma vez que 3/4 do planeta ainda não está online, então a potencialidade da comunicação ainda é enorme.

Especial para Terra