
Os enjoos são um dos sintomas clássicos de uma gravidez. Por conta do aumento da progesterona no organismo, a partir da sexta semana de gestação, e até o final do terceiro trimestre, a mulher tende a sentir o mal-estar
Foto: Dreamstime/Terra
Evitar carboidratos também alivia o mal-estar. Os alimentos pertencentes a esse grupo provocam desconforto gástrico mais intenso. A dica da médica é trocar os carboidratos comuns, como massas e pães, pelos integrais - como os pães integrais. O ideal é que a gestante inclua na dieta de quatro a cinco porções de frutas e derivados de leite (queijos, iogurtes etc.) por dia. Esses alimentos ajudam a repor as vitaminas e o cálcio necessários para o período.
Água de coco e chá de gengibre gelados são dois antieméticos, substâncias que ajudam no alívio do enjoo naturalmente. Priscila sugere que essas bebidas sejam ingeridas durante toda a gestação.
De acordo com Priscila, comer duas bolachas de água e sal ao acordar ajuda a amenizar os sintomas. "Beber muito líquido nas primeiras horas do dia deixa a mulher ainda mais enjoada. Por isso, aconselhamos as pacientes a comer duas bolachas de água e sal assim que acordam."
Além de controlar os hábitos alimentares, a gestante pode usar alguns medicamentos para o alívio do mal-estar. O ginecologista fará a indicação de qual é o indicado para cada paciente. "É importante que ela não sofra com as náuseas. Existem medicações que podem ser utilizadas durante a gestação. É só consultar o médico", diz.
Busca um especialista em Fertilidade? Clique aqui e confira a lista dos profissionais
- Cross Content