Fertilidade
 
 

Vida e Estilo » Fertilidade » Fertilidade

 Acupuntura ajuda no sucesso do tratamento para engravidar
26 de abril de 2012 09h06 atualizado às 10h11

A acupuntura pode ajudar a liberar endorfina e controlar a ansiedade do paciente em tratamento para engravidar. Foto: Shutterstock/Especial para Terra

A acupuntura pode ajudar a liberar endorfina e controlar a ansiedade do paciente em tratamento para engravidar
Foto: Shutterstock/Especial para Terra

Apesar das dúvidas que muitas pessoas têm sobre acupuntura, a técnica em alguns casos pode ajudar casais que estão passando por um tratamento para engravidar. A acupuntura é indicada como método auxiliar ou coadjuvante nesses tipos de tratamentos.

"A acupuntura é uma excelente alternativa no tratamento de infertilidade, atuando em problemas ovulatórios, na transferência de embriões no tratamento in vitro e também na infertilidade masculina", diz Daniel Suslik Zylbersztejn, especialista em Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Benefícios para a mulher
Ao lado de um acompanhamento médico e com um estilo de vida saudável, a acupuntura pode melhorar a ovulação, a vascularização do ovário e o metabolismo do trato reprodutivo feminino. Ela é capaz de aumentar a circulação sanguínea uterina, ajudando também na qualidade do preparo do endométrio para receber o embrião. "Existem também efeitos positivos na infertilidade masculina, podendo ocorrer inclusive melhora na produção dos espermatozoides, porém ainda sem uma explicação científica clara e objetiva", relata Zylbersztejn.

Edson Gurfinkel, doutor pela Unifesp, fez um estudo para avaliar o efeito do tratamento pela Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura e Moxabustão (uma espécie de acupuntura térmica) - na qualidade do sêmen de pacientes com baixa quantidade de espermatozoides no esperma (oligoastenozoospermia).

Foram estudados 19 pacientes, entre 24 e 40 anos, inscritos no Setor de Reprodução Humana da universidade. Os pacientes foram separados em grupo-estudo, com nove pacientes, e grupo-controle, com dez. Os homens do grupo-estudo foram submetidos ao tratamento por acupuntura e moxabustão, enquanto os pacientes do grupo-controle submeteram-se ao mesmo tratamento, mas os pontos utilizados não eram os corretos para a técnica. No fim do tratamento, foi colhido o sêmen e os resultados mostraram uma melhora na porcentagem de espermatozoides morfologicamente normais nos pacientes do grupo-estudo, não ocorrendo o mesmo com o outro grupo.

Além disso, de acordo com Márcio Coslovsky, especialista em reprodução humana do Centro de Medicina Reprodutiva Huntington, do Rio de Janeiro, a acupuntura diminui o estresse e a ansiedade dos pacientes, liberando endorfinas e ajudando na sensação de bem-estar.

Cross Content
Especial para o Terra
Terra
  1. A acupuntura pode ajudar a liberar endorfina e controlar a ansiedade do paciente em tratamento para engravidar

    Foto: Shutterstock/Especial para Terra

  2. A acupuntura é uma opção para ajudar os pacientes durante um tratamento de infertilidade, pois melhora a circulação sanguínea

    Foto: Dreamstime/Especial para Terra

  3. Hábitos saudáveis auxiliam em qualquer tratamento. Melhor ainda se além deles o paciente for adepto da acupuntura

    Foto: Dreamstime/Especial para Terra

  4. A acupuntura é indicada como método auxiliar ou coadjuvante em tratamentos de fertilidade, embora não ajude a reverter nenhum quadro de infertilidade

    Foto: Dreamstime/Especial para Terra

  5. Os homens também podem se beneficiar da acupuntura durante o tratamento para engravidar. Estudos apontam uma melhora na qualidade dos espermatozoides

    Foto: Dreamstime/Especial para Terra

/fertilidade/foto/0,,00.html