PUBLICIDADE

Dez hábitos preservam fertilidade masculina em alta; confira

26 jun 2012 - 09h10
Compartilhar

Para os homens, ser saudável é quase sinônimo de ter boas condições de fertilidade. Em geral, eles não contam com o fator idade - que, nas mulheres, faz diminuir as chances de engravidar, principalmente a partir dos 35 anos. Por isso, os espermatozoides são, na maioria das vezes, um reflexo do estilo de vida que seu dono pratica. Quanto mais saudável for o indivíduo, maiores as chances de engravidar a parceira.

Para os homens, ser saudável é quase sinônimo de ter boas condições de fertilidade. Em geral, eles não contam com o fator idade - que, nas mulheres, faz diminuir as chances de engravidar, principalmente a partir dos 35 anos
Para os homens, ser saudável é quase sinônimo de ter boas condições de fertilidade. Em geral, eles não contam com o fator idade - que, nas mulheres, faz diminuir as chances de engravidar, principalmente a partir dos 35 anos
Foto: Shutterstock

O Terra conversou com Marcelo Cavalcante, especialista em reprodução humana da clínica Conceptus, de Fortaleza, e listou dez hábitos que ajudam os homens s viver bem e manter a fertilidade em alta

1. Consumir café

De acordo com um estudo apresentada no Congresso Americano de Medicina Reprodutiva, em San Antonio (Texas), em 2003, a cafeína pode melhorar a mobilidade do espermatozoide em até 30%.

A dica de Marcelo é consumir a bebida sem exageros. "Eu indicaria consumo baixo ou moderado. E isso vale para todos os produtos a base de cafeína", explica.

2. Acupuntura

A prática oriental também pode fazer bem à fertilidade do homem. Para analisar os efeitos do tratamento nos espermatozoides, Edson Gurfinkel, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), fez um estudo que avaliou o efeito da acupuntura associado ao da moxabustão (uma espécie de acupuntura térmica).

A pesquisa contou com a participação de 19 pacientes inscritos no Setor de Reprodução Humana da Unifesp, todos com baixa quantidade de espermatozoides no esperma. Ao final dos testes, o estudo concluiu que a qualidade dos espermatozoides desses homens havia aumentado depois que se submeteram aos dois tratamentos.

3. Cigarro, nem pensar

O cigarro é um grande inimigo da produção dos espermatozoides. Além de fazer com que a quantidade dessas células diminua, ele prejudica a qualidade dos espermatozoides.

4. Evitar o álcool

O uso abusivo de bebidas alcoólicas pode prejudicar a fertilidade masculina. A substância faz com que a quantidade e volume dos espermatozoides diminuam.

5. Congelar sêmen antes de tratar um câncer

Tratamentos como os do combate ao câncer podem causar infertilidade. Portanto, a indicação do especialista em reprodução humana é de que os homens providenciem o congelamento dos espermatozoides antes de dar início à quimioterapia e radioterapia ou se submeter a cirurgias para tratar da doença.

6. Manter a forma física

Manter uma boa forma física faz bem para todo o organismo, inclusive para a fertilidade. A obesidade pode prejudicar tanto a produção, quanto a qualidade dos espermatozoides.

7. Nada de anabolizantes

Os anabolizantes são altamente nocivos para a fertilidade do homem. Como essa substância é formada por altas doses de testosterona, o cérebro entende que não precisa mais fabricar esse componente. Desse modo, a produção do hormônio masculino que origina o espermatozoide pode ser interrompida.

8. Congelar o sêmen antes de passar por uma vasectomia

É certo que só faz vasectomia quem tomou a decisão de não ter mais filhos. Mas, e se bater o arrependimento? Em alguns casos, a cirurgia pode ser revertida e, em outros, a parceira só vai engravidar por meio de uma fertilização in vitro (FIV).

Para evitar essas preocupações, antes de fazer a vasectomia o homem pode recorrer a um banco de espermatozoides e congelar o seu material genético. Dessa forma, quando a FIV for feita ele não terá que passar por uma punção no testículo, aconselha o especialista em reprodução humana.

9. Usar camisinha

A camisinha vai além de um método de contracepção. Ela também protege ambos os parceiros das doenças sexualmente transmissíveis. As DSTs causam inflamações nos órgãos genitais internos, o que pode comprometer a fertilidade do homem.

10. Alimentação saudável

Além de ajudar a manter uma boa forma física, comer de maneira saudável é muito importante para a manutenção da fertilidade masculina. "As frutas e as verduras são excelentes agentes antioxidantes, que ajudam a manter saudável a fertilidade", afirma Marcelo Cavalcante.

Busca um especialista em Fertilidade? Clique aqui

e confira a lista dos profissionais

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade