PUBLICIDADE

Ácido fólico deve ser receitado à mulher que quer engravidar

17 abr 2012 - 08h21
Compartilhar

Assim que toma a decisão de ter um bebê, mesmo antes de engravidar, a mulher deve procurar um ginecologista de confiança para que ele possa acompanhar todo o processo e dar as devidas orientações ao casal. "O especialista é de extrema importância nessa fase da vida da mulher. Ele poderá tirar dúvidas e até encaminhar o casal para um tratamento de fertilidade, se for necessário", diz Carlos Alberto Link, ginecologista e especialista em reprodução assistida, diretor-médico da clínica Progest, de Porto Alegre.

Para ter sucesso e alcançar a gravidez, é preciso ir ao ginecologista, fazer os exames pedidos pelo médico e até passar a tomar o ácido fólico, vitamina importante para uma gravidez saudável
Para ter sucesso e alcançar a gravidez, é preciso ir ao ginecologista, fazer os exames pedidos pelo médico e até passar a tomar o ácido fólico, vitamina importante para uma gravidez saudável
Foto: Shutterstock / Especial para Terra


No consulta, o ginecologista vai pedir exames para constatar se a mulher está com a saúde em ordem. Também poderá receitar o ácido fólico, vitamina importante para uma gravidez saudável.



"O médico vai pedir exames de tipagem sanguínea, rubéola e toxoplasmose, entre outros. É uma consulta para preparar a mulher para a gestação", explica Carlos Alberto.



De acordo com o especialista, o acompanhamento ginecológico quando se decide engravidar pode resultar em mais saúde tanto para o bebê quanto para a mãe. O médico investiga tudo que pode ser resolvido e constatado previamente.



A participação do homem

O marido tem que acompanhar todas essas visitas ao ginecologista, tanto para dar apoio à mulher quanto para tirar eventuais dúvidas. Segundo o especialista, quando não há nenhum indício de infertilidade do casal nem doenças conhecidas, o homem não precisa fazer nenhum exame. A situação muda quando a investigação inicial aponta algum problema com a esposa.



"Por exemplo, se a mulher tem tipagem sanguínea negativa, o médico precisa pedir um exame de tipagem sanguínea do marido. Se ele for positivo, e isso não for constatado ainda na gestação, esse fator pode comprometer a saúde do bebê", diz o médico.



Além de auxiliar nessa fase, o ginecologista poderá encaminhar o casal para um especialista caso ele perceba que de fato os dois estão com dificuldades para engravidar.



Cross Content

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade