Vida e Estilo

publicidade
20 de julho de 2009 • 09h47

Dicas para uma caminhada mais saudável

Caminhada pode ser um momento para curtir em família
Foto: Getty Images
 

A medicina já comprovou que praticar caminhadas regularmente faz muito bem à saúde. O exercício contribui para a prevenção de doenças, combate a obesidade e melhora a auto-estima. É também uma atividade que aproxima as pessoas, inclusive pais e filhos, que podem aproveitar a ocasião para colocar o papo em dia.

» Leia também: Opções para os pais manterem a forma

Porém, por mais simples que seja, a caminhada requer alguns cuidados, uma vez que exercícios malfeitos podem trazer riscos aos praticantes. Confira aqui 10 recomendações para tornar a sua caminhada mais saudável.

1ª)Faça uma avaliação médica
Antes de iniciar a prática da caminhada, é importante que o interessado faça uma visita ao médico, para avaliar o seu estado geral de saúde e, se for o caso, receber algumas recomendações especiais sobre como conduzir o exercício.

2ª)Não deixe de alongar
O alongamento torna a caminhada mais segura e eficiente, por reduzir o risco de lesões e cãibras e ajudar na agilidade do praticante. Deve ser feito antes e depois da caminhada.

3ª)Mantenha a postura certa
Procure caminhar sempre com a cabeça centrada nos ombros e o olhar direcionado para o horizonte, em linha reta. Os ombros devem estar relaxados e não devem ser inclinados para a frente ou para os lados. Durante a caminhada, deve-se alternar o movimento dos pés e braços. Quando o pé direito vai à frente, é o braço esquerdo que vai também e vice-versa.

4ª)Respire corretamente
O ideal é inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Quando o esforço é grande, a tendência é inspirar também pela boca. Aí, o ideal é diminuir o ritmo e respirar profundamente, contando até cinco, para voltar a inspirar pelo nariz e expirar pela boca.

5ª) Seja regular e não exagere
Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular, com intervalo entre as sessões de 24 a 48 horas. A caminhada deve ser feita de forma gradual, começando com 30 minutos, três vezes por semana.

6ª)Repare no calçado e nas roupas
As principais marcas de tênis oferecem diversos modelos com sistema de amortecimento, que reduzem o impacto do pé no solo. Para a caminhada, escolha um para treinamento (com solado mais alto) e não para competição (mais baixo e leve). No caso das roupas, as mais claras e leves são as melhores. Evite roupas apertadas que possam dificultar a respiração e os movimentos.

7ª)Cuide da alimentação e da hidratação
Antes de caminhar, procure fazer uma refeição leve, à base de frutas e sucos. E não esqueça de manter a hidratação adequada antes, durante e após a atividade física. Beba água.

8ª)Programe um horário ideal
As caminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o resto do dia. Nas caminhadas diurnas e vespertinas, nunca se esqueça do protector solar. Caminhar à noite também é uma opção para quem fica ocupado o dia todo, mas para isso é necessário escolher lugares bem iluminados e, é claro, ter cuidado com a segurança.

9ª)Escolha um local plano
É muito importante que a caminhada seja realizada em parques ou praças. E em terreno plano, para evitar quedas e esforços desnecessários.

10ª)Curta a conversa
Feita entre pai e filho, o melhor da caminhada (além de melhorar a saúde) é curtir a conversa. Mas evite falar de problemas ou aborrecimentos enquanto caminha. Quando você exercita seu corpo, o cérebro também merece ser bem tratado. A caminhada tem que ser um momento muito agradável, bastante aguardado por quem a pratica.

Especial para Terra