Vida e Estilo

publicidade
22 de julho de 2009 • 09h53

Dicas de combinações entre vinhos e alimentos

A escolha do Vinho é essencial para realçar o sabor dos alimentos.
Foto: Divulgação

Ingrediente muito presente nas reuniões em família, o vinho é uma boa pedida para agradar o paladar dos pais. Filhos maiores de 18 anos também podem degustá-lo nas celebrações com o amigão – sempre com moderação e longe do volante, é claro.

» Veja alguns tipos de vinhos

Mas que tipo de vinho escolher para cada ocasião ou cardápio? A preocupação é válida, uma vez que, bem escolhido, o vinho é capaz de realçar o sabor de determinados pratos. Importante ressaltar que para todos os tipos há versões, algumas mais caras e outras mais baratas.

Acompanhe aqui dicas de combinações entre alimentos e vinhos. Para aqueles que desejarem se aprofundar no assunto, uma boa sugestão é ler o livro "Introdução ao Mundo do Vinho", do enófilo Ciro Lilla.

Saladas
Segundo os especialistas, os pratos leves devem ser acompanhados sempre por vinhos leves. Os vinhos do tipo rosé são os mais indicados.

Massas
Servidas com os mais diversos tipos de molho, a escolha do vinho não é uma tarefa fácil. Para molho branco e à bolonhesa, recomenda-se os vinhos tintos leves, por serem mais saborosos e macios.

Pizzas
Para acompanhar aquela pizza de fim de semana, os melhores vinhos são os tintos de corpo médio, pois aguçam o sabor dos diversos ingredientes.

Peixes e Frutos do Mar
No caso dos de água salgada, a combinação perfeita se dá com os vinhos brancos secos. Deve-se evitar o tinto, que ao entrar em contato com o iodo dos peixes produz a sensação de um gosto metalizado.

Aves
São bem acompanhadas por vinhos tintos médios e fermentados em madeira. Dão um toque sutil ao paladar.

Carnes vermelhas
Os mais indicados pelos especialistas para um cardápio com carne vermelha são os tintos encorpados.

Fondues de queijo
Queijos e pães, de maneira geral, pedem a companhia de um vinho branco seco.

Sobremesas
A principal dica na hora da escolha é optar por um mais doce que a sobremesa servida. Os brancos doces caem bem.

Especial para Terra