Casa e Decoração

publicidade

Vai montar o quarto de bebê? Veja 33 fotos inspiradoras

Este projeto da decoradora Alessandra Amaral, especializada em quartos infantis, conta com quarteto básico: cômoda, cama para acompanhante, cadeira de amamentação e berço. Sem muito frufru, a decoração é superestilosa. Informações: (21) 2579-3888
Foto: Ateliê Alessandra Amaral
  • Especial para o Terra
 

Montar o quarto do bebê é algo especial para pais e mães. Trata-se de um momento em que a gestante transmite para o ambiente parte dos desejos que nutre pelo filho. É a hora, portanto, em que o casal começa a planejar o cenário em que a criança que está para chegar viverá suas primeiras aventuras.

Uma etapa tão importante e deliciosa como essa é um convite para soltar a imaginação. Antes disso, porém, convém dar atenção a aspectos menos lúdicos, mas fundamentais, ligados à estrutura do quarto. A arquiteta Luciana Schiros, da Oficina de Criação e Arquitetura (OCA), salienta que o ambiente tem de ser claro. “Diferente dos adultos, os bebês ficam, frequentemente, deitados. Por isso, a iluminação direta e convencional incomoda. Sempre tentamos passar a sensação de conforto utilizando iluminação indireta, difusa, tanto no teto quanto com luminárias de leitura”, comenta.

Também é preciso ter em mente que o espaço criado para o bebê é temporário: deve ser facilmente adaptável para quando a criança crescer, ficar mais independente e menos infantil. Isso implica, por exemplo, usar decorações temáticas com moderação. “O mais indicado é não usar o tema nas paredes fixas. Coloque-o no enxoval, em um quadro, nos pêndulos da cortina”, sugere a decoradora Alessandra Amaral, especializada em quartos infantis.

Outro ponto a se levar em conta é o conforto do bebê e daqueles que cuidam dele. Quando houver espaço, coloque uma cama ou sofá para aquelas noites em que o filho acorda de hora em hora para mamar ou porque está com cólica. A poltrona de amamentação não deve ser vista como supérflua – ela oferece um lugar tranquilo para as mamadas, que são um momento marcante do vínculo entre a mãe e o filho.

Não esqueça, ainda, de deixar espaço para um armário ou uma cômoda, onde serão colocados as roupas e os brinquedos e, na parte de cima, o trocador.

No mais, é dar asas à imaginação e caprichar na decoração, como ocorre nas fotos que ilustram este texto.
 

Terra Terra