Casa e Decoração

publicidade

Transforme a garagem em mais um cômodo da sua casa

Cada vez mais as pessoas buscam dar outros usos para a garagem além de guardar carros
Foto: Shutterstock

Quando se fala em decoração, pensamos na sala, nos quartos, na cozinha e até mesmo no banheiro, mas quase nunca na garagem. No entanto, essa parte da casa pode ter muitas outras utilidades além de guardar o carro ou ser apenas um depósito das coisas que quase não usamos.

Quando localizada em casas, explica o arquiteto Mario Catani, os usos possíveis são mais abrangentes. É um lugar onde você pode fazer mais barulho ou até mesmo algumas atividades que gerem bagunça. Já no caso de apartamentos, que possuem um espaço mais restrito, pode ser um excelente aliado para armazenar objetos que são utilizados fora de casa como bicicletas, patins etc. “Se bem elaborada, é um espaço bastante funcional, ou até mesmo uma pequena área de atividades que não têm espaço no ambiente da residência”, diz o arquiteto.

A designer de interiores Rosângela Pimenta afirma que é possível transformar a garagem em um belo salão de festas, por exemplo, desde que os móveis sejam práticos e versáteis para que possam ser retirados e colocados de acordo com a necessidade.

Uma outra opção é usar o local para projetar filmes, como se fosse um cinema. Para isso, é preciso que o teto não seja muito alto. Também dá para decorar a garagem com papéis de parede que façam referência a filmes, criando um clima ainda mais agradável. “Se a pessoa gosta de trabalhos artesanais, pode transformar o espaço em um atelier, e a decoração pode, inclusive, contar com pinturas nas paredes”, recomenda Rosângela.

Há ainda a possibilidade de criar um ambiente para relaxar, com sofás ou até mesmo uma rede. Nesse caso, porém, é importante que tenha uma boa ventilação para que não fique incômoda a permanência nele. Isso pode ser feito com a instalação de um tipo de porta de alumínio que é todo furado, permitindo a circulação do ar. “Uma boa ventilação é essencial para que o ambiente fique livre de umidades. Depuradores, ventiladores e exaustores também podem desempenhar esse papel”, diz Catani.

Já no caso de garagens abertas, a especialista indica um jardim aéreo, com plantas sobre a laje ou o telhado, ou mesmo algumas orquídeas na lateral, aonde não chega muito sol. “Colocar plantas em um espaço fechado e com pouca incidência de luz é complicado, mas isso pode ser feito em um espaço aberto com ótimos resultados”, explica.

Especial para Terra