Casa e Decoração

publicidade

Tipo de tinta contribui para uma boa pintura de portão

Fatores como tipo de tinta e número de demãos influenciam o resultado final da pintura
Foto: Shutterstock / Divulgação
 

Pintar um portão de ferro ou uma grade pode não parecer tarefa das mais difíceis. Afinal, pensando em um primeiro momento, basta pegar um pincel e espalhar a tinta pela superfície de metal. Mas não é bem assim. Uma série de cuidados, que vão desde a escolha do produto mais adequado até o horário em que a pintura será realizada, ajuda a garantir a qualidade do acabamento e a durabilidade do serviço.



Gilberto Vítor dos Santos, proprietário da Toque Final Pintura, explica que não é qualquer tipo de tinta que pode ser aplicada em metais. "A mais usada nesses casos é o esmalte sintético. Mas eu costumo recomendar a tinta automotiva, pois é mais resistente aos efeitos do sol e da chuva", diz. De acordo com ele, o material usado em carros é até três vezes mais caro, mas dura cinco anos, enquanto o esmalte sintético resiste por menos de dois.



Na hora de colocar a mão na massa, algumas dicas podem ajudar na obtenção de um melhor resultado final. Para evitar o contato com resíduos da tinta e de outros produtos utilizados no processo, o especialista recomenda que a pessoa use óculos de proteção, luvas de borracha e uma máscara. Na sequência, a primeira coisa a se fazer é verificar se a superfície que vai ser trabalhada está enferrujada.



"Para tirar a ferrugem, deve-se passar uma escova de aço, e depois uma demão de anticorrosivo. Também é recomendável uma massa plástica para eliminar as frestas onde a água pode se acumular", diz Frederico de Barros, proprietário da Star Space Pinturas.



É importante que todo esse processo seja feito no mesmo dia, pois se o impermeabilizante demorar para ser aplicado, a superfície de ferro pode acumular umidade e oxidar rapidamente. Gilberto aconselha ainda limpar o local com sabão neutro antes de pintar, para eliminar manchas de gordura, por exemplo, que podem influenciar o procedimento.



No caso de um portão, por se tratar de uma superfície bastante ampla, o mais indicado é aplicar a tinta por meio de um compressor. Mas se for usado o esmalte sintético, isso também pode ser feito usando um rolo de lã ou um pincel específico para esse produto. Antes de pintar, porém, é preciso espalhar uma demão de fundo, para que ela se fixe no metal.



Além disso, entre duas e três demãos são necessárias para um bom resultado final. Em cada uma delas, o produto deve ter de 10% a 15% de solvente. O intervalo entre as aplicações é de quatro horas. "O horário mais indicado para pintar é o início da manhã ou o final da tarde. Isso porque o excesso de sol pode acabar queimando a tinta e comprometendo o acabamento", explica Frederico.



Da PrimaPagina


Especial para o Terra

Terra