0

Terra Decora: aprenda a otimizar o espaço da sala com sofás

Trabalhar bem a distribuição dos móveis oferece um ambiente visualmente mais agradável

3 mar 2015
13h39
atualizado em 9/3/2015 às 15h32
  • separator
  • 0
  • comentários

Em alguns apartamentos, a sala de estar e a sala de TV ficam tão ligadas que formam um mesmo ambiente, sem nenhuma divisória entre elas. Nesses casos, é difícil decorar os dois ambientes para criar uma separação de modo que eles fiquem em harmonia. O internauta Alan Leite pediu algumas dicas para ajudar na montagem de suas salas, que além de ficarem juntas, formam um ‘corredor’ estreito. Confira as instruções dadas pela arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão.

<p>Posicionar um sofá em frente à TV pode ser uma dica para a sala do internauta Allan (direita)</p>
Posicionar um sofá em frente à TV pode ser uma dica para a sala do internauta Allan (direita)
Foto: Miro Martins / Divulgação / vc repórter

Siga Terra Estilo no Twitter

Dúvida: Gostaria de saber como decorar a sala de estar e de TV, pois não temos noção de como fazer. Temos 4 sofás e a sala é longa e estreita, com 4 portas, conforme fotos em anexo.

Resposta: “Esse formato de sala é sem dúvida um grande limitador. Mas com uma boa distribuição podemos solucionar o problema. Como a sala é estreita e comprida, a distribuição do sofá do jeito que foi colocado não favorece a visão da TV e também não setoriza os ambientes. A minha sugestão é trabalharmos com sofás mesclados com poltronas para otimizar o espaço e setorizar visualmente os ambientes, apenas com mobiliário.

Foto: Divulgação

Tenho duas sugestões a fazer para a Sala de TV, que vai depender do uso pretendido ao ambiente.

A primeira sugestão, caso a intenção seja visualizar a TV também da sala de estar é delimitar a sala de TV, colocando um dos sofás bem em frente à TV, encostado no “pórtico” que separa as duas salas. Colocaria atrás do sofá um aparador com poltronas pequenas, para fazer pequenas refeições e assistir à TV ao mesmo tempo, e complementaria com uma poltrona giratória bem confortável, um tapete para trazer aconchego e dois pufes, que além de servir de apoio para o pés, funcionam como mesa de centro.

Foto: Divulgação

A segunda opção seria mudar o local da TV, colocando-a onde hoje está o sofá xadrez menor (na parede em frente à porta de entrada e que continua no corredor).  Sugiro um móvel com painel para acomodar a TV na parede e gavetões para guardar objetos. O sofá maior permaneceria onde está. E também complementaria com mesas laterais e uma poltrona giratória bem confortável, um tapete e dois pufes. Nessa opção, sugiro uma estante vazada para dividir os ambientes ou um aparador com pufes embutidos.

Foto: Leandro Farchi / Divulgação

Na sala de estar, como o local é para socializar, colocaria um sofá em frente ao outro encostado nas paredes ou mesmo um sofá encostado numa parede e duas poltronas na parede em frente.

Dessa forma, o espaço vai ficar mais fluido e o acesso à varanda, livre, liberando a abertura da porta. Sugiro optar por mesas laterais e não usar mesa de centro, colocar um tapete e também um vaso com planta natural para humanizar o ambiente, que poderia ficar entre a porta da varanda e a porta do quarto. Depois é só complementar com quadros, almofadas e adornos.”

Foto: Divulgação

Como participar 
A seção do canal Casa e Decoração do Terra  ajuda os usuários na hora de decorar seu espaço. Com profissionais renomados de arquitetura e design no Brasil, o Terra Decora  responde semanalmente às perguntas dos leitores que quiserem participar.

Para ter sua dúvida solucionada na seção, basta enviar sua pergunta e a foto do cômodo, móvel ou espaço que precisa decorar pelo vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra , ou mandar um e-mail para vcreporter@terra.com.br.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade