PUBLICIDADE

Sua sala é pequena? Veja como aproveitar ao máximo o espaço

Compartilhar
Exibir comentários

Conforme os apartamentos ficam cada vez menores, o mesmo acontece com as salas. O problema é que este é o principal espaço de convivência da casa, e com as metragens reduzidas fica mais difícil receber os amigos ou mesmo reunir a família. Por isso, a cada dia os arquitetos buscam novas alternativas para ampliar esses ambientes ou aproveitar ao máximo os escassos metros quadrados disponíveis. Veja algumas das soluções adotadas por especialistas.

Neste projeto a arquiteta Patrícia Fairbanks adotou uma solução que melhora o aproveitamento do espaço em uma sala pequena: usar um sofá grande em vez de encher o ambiente de móveis pequenos. Informações: (11) 3078-8835
Neste projeto a arquiteta Patrícia Fairbanks adotou uma solução que melhora o aproveitamento do espaço em uma sala pequena: usar um sofá grande em vez de encher o ambiente de móveis pequenos. Informações: (11) 3078-8835
Foto: Mauricio Marconi/ MVP Arquitetura e Design

A estratégia mais comum é derrubar as paredes que separam as salas de estar, de jantar e a cozinha, integrando os ambientes. Para fazer isso, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados, como instalar uma coifa poderosa na cozinha para evitar que a gordura e o cheiro de fritura passem para as áreas sociais ou para os quartos.

Além da integração de ambientes, existem outros truques que facilitam bastante a vida de quem vive em apartamento pequeno. Um deles é colocar espelhos nas paredes da sala, o que dá a impressão de que o cômodo é maior. Outra dica é optar por portas corrediças.

Pendurar coisas na parede também é uma ótima ideia para ganhar espaço. Ao fazer isso com a TV, por exemplo, o morador pode usar o aparador para colocar livros ou DVDs. O uso de prateleiras, em vez de estantes, também é uma boa opção, pois elas são mais versáteis e podem dividir o espaço da parede com outros itens, como um quadro ou a própria televisão.

Na hora de pensar nos móveis, a máxima “menos é mais” continua valendo. “A pessoa deve optar por peças que não atrapalhem a circulação. Por exemplo, é melhor ter um sofá grande que peças pequenas espalhadas, que dão certo ar de desordem ao ambiente”, acredita a arquiteta Patricia Fairbanks, do escritório MVP Arquitetura, de São Paulo.

Evite móveis muito profundos, muito largos ou com braços grandes. Ou ainda, cadeiras com braços e mesas quadradas. Aposte em sofás com apoio retrátil para os pés. “Ela proporciona conforto na hora de assistir TV mas pode ser recolhida, deixando a sala muito mais ampla”, explica Patricia.

Prefira as mesas retangulares ou redondas. Em ambientes pequenos é importante circular ao redor delas. Os móveis sob medida são uma boa saída, apesar de mais caros. “Gosto bastante de trabalhar com marcenaria sob medida, com um bom projeto podemos aproveitar cada centímetro disponível”, afirma Patricia.

Até as cores usada nas paredes ajudam a dar um respiro na sala. O mais recomendado é optar por paredes claras, que propagam a luz natural e não “fecham” o ambiente. Mas não precisa ficar tudo branco, com cara de hospital. “Indico cores claras, mas se o morador quiser pontuar uma parede com uma cor mais forte, seja na pintura, no papel de parede ou em uma tela grande, acho válido”, finaliza a arquiteta.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade