publicidade

Quartos pequenos: veja ideias de projetos e amplie os ambientes

Usar as cores e móveis certos podem fazer toda a diferença na hroa de decorar um quarto pequeno
Foto: Roger Dipold/Divulgação
 

Os apartamentos pequenos têm lá seu charme, mas exigem muito cuidado na hora de decorar. A tendência das áreas comuns mais extensas, com dormitórios mais restritos, exige criatividade na hora de organizar os quartos. Mas com algumas dicas simples é possível conseguir bons resultados.

O arquiteto Túlio Xenofonte indica alguns “coringas” que não podem faltar em um projeto de quarto pequeno. Quem gosta de cor, pode optar por pintar o quarto inteiro, ao invés de uma parede só, e sempre em tons mais claros e alegres. Já quem quer entrar na onda do papel de parede, a dica fica por conta dos desenhos delicados , no quarto todo, ou em apenas uma, mas coordenada com as demais pintadas com algum tom presente no papel.

No entanto, as cores escuras não são muito adequadas aos ambientes menores. “Se for fã de preto melhor deixar para colchas e almofadas. Fuja também de papéis de parede com desenhos grandes e trabalhados demais.”

Espelhos também são bem-vindos para ampliar ambientes, afirma o especialista. “Porém em quartos eu sugiro trabalhá-los na parede da cabeceira da cama e nunca de frente para a cama. Se for nas laterais, gosto de trabalhar com espelhos verticais e, de preferência, emoldurados e soltos, apoiados no chão”, pontua.

Vale também evitar encher o quarto com muitos elementos, e, além disso, usar os móveis de maneira inteligente, como uma cômoda no lugar de um armário muito grande; ou uma mesa de estudos como criado-mudo.

Confira na galeria a seguir alguns projetos feitos por Túlio, além dos arquitetos Toninho Noronha, Carla Dichy, Daniella e Pricilla de Barros.

Terra