0

Portas realçam a decoração da casa

  • separator

Elas são os cartões de visita das casas e, por isso, merecem atenção especial. As portas, quando bem planejadas, ajudam a incrementar, e muito, a decoração.

O design de Vivian Calissi aposta em peças diferenciadas
O design de Vivian Calissi aposta em peças diferenciadas
Foto: Martin Szmick / Divulgação



» Veja sugestões de portas
para sua casa

» Chat: tecle sobre o assunto

Aplicações de relevo de madeira, por exemplo, garantem charme ao ambiente. "Uma sugestão é fazer o relevo com uma cor de madeira, e a canaleta em um tom mais escuro", diz a designer de interiores Marli Assis.

Em apartamentos onde a porta de entrada tem de ser branca, por exemplo, uma solução é revesti-la do lado de dentro com madeira. "Geralmente trocamos as guarnições, fazemos apliques em madeira colorida ou revestimento em madeira", diz a arquiteta Vivian Calissi.

Fórmicas e vidros também são curingas na produção. "O vidro acidato é uma boa aposta. Ele recebe um banho de ácido, e o resultado é uma mistura de fosco com espelho. O vidro jateado quase não se usa mais porque mancha muito", fala Marli. O vidro aliás pode até compor o desenho da porta junto com a madeira. Outros materiais são bem-vindos. "Aplicação de couro, acrílicos, madeiras sobrepostas, metais", lista Vivian.

O uso de pôsteres e fotos fixados em portas é mais indicado para quarto de crianças e adolescentes, de acordo com a arquiteta Vivian. Se quiser aposentá-los, Marli dá algumas dicas. "É melhor imprimir a imagem na própria fórmica e deixar os pôsteres para a parte interna da porta do armário. Outra sugestão são fotos impressas em vidro para portas de armário."

Cores fortes e vibrantes dão um toque diferenciado e despojado. "Nesse caso, o ideal é que o ambiente seja mais limpo. Se tem madeira no chão e nos móveis, prefira portas pintadas de branco ou cru", indica a designer de interiores Marli.

O tamanho das portas pode ser pensado já a partir do projeto de construção ou de reforma da casa ou apartamento. Alguns espaços pedem até portas maiores e feitas sob encomendas.

Ambientes pequenos têm a porta camarão como aliada, que ocupa menos espaço quando aberta. "Para incrementar o visual, também é interessante as de correr e as pivotantes (que giram sobre um eixo)", finaliza Marli.




Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
Fonte: Especial para Terra
publicidade