2 eventos ao vivo

Plantas fáceis de cuidar são ideais para decorar ambientes

Espécies como cactos e suculentas não exigem muitos cuidados e são alternativas para quem tem pouco tempo

12 ago 2014
17h00
  • separator
  • comentários

A beleza das plantas é sempre bem-vinda quando o assunto é decoração, mas muitas pessoas desistem de tê-las em casa por conta da falta de tempo para os cuidados necessários. A boa notícia, porém, é que algumas espécies necessitam menos regas e vivem bem em condições variadas de luminosidade e temperatura.

Siga Terra Estilo no Twitter

<p>No inverno, os cactos não devem ser regados</p>
No inverno, os cactos não devem ser regados
Foto: Giuliana Flores / Divulgação

Então, se você sempre quis ter plantas em casa, mas nunca levou a ideia adiante por causa da rotina agitada, saiba que plantas como cactos, suculentas e hortênsias não exigem tantos cuidados e podem ser a aposta ideal para você. Veja as dicas da empresa Giuliana Flores abaixo:

1. Cactos
O cacto vive com pouca água na natureza, portanto, ao ser cultivado em casa, deve ser irrigado apenas quando o substrato estiver completamente seco. No inverno, a planta entra em repouso e as regas devem ser evitadas, pois a água pode facilitar o aparecimento de bactérias e fungos. O cacto não precisa ser podado.

2. Antúrio
O cuidado mais importante é colocar os antúrios em um local bem iluminado, mas bem protegido do sol forte, para que não as folhas não queimem. Regue com pouca água três vezes por semana.

<p>Em épocas frias, as suculentas devem ser regadas a cada três semanas</p>
Em épocas frias, as suculentas devem ser regadas a cada três semanas
Foto: Giuliana Flores / Divulgação

3. Begônias cor-de-rosa e vermelhas
As begônias são resistentes, não exigem tratamentos específicos e podem ser plantadas em vasos pequenos - ou seja, são uma boa pedida para ambientes sem muito espaço. Gostam de luz, mas não necessariamente sobre elas, por isso, o ideal é que fiquem perto de vidraças.A recomendação é regar as begônias duas ou três vezes por semana com pouca água.

4. Suculentas
As suculentas costumam ser confundidas com minicactos e apresentam grande variedade de flores. Gostam de sol e, portanto, são bem-vindas em janelas e jardins. Nas estações quentes, devem ser regadas, no mínimo, uma vez por semana. O intervalo aumenta para a cada três semanas em épocas frias.

5. Hortênsia
A hortênsia não precisa de muita luminosidade para sobreviver e, por isso, se adapta bem em apartamentos. Deixe-a em ambientes frescos e regue duas vezes por semana.

6. Espada-de-São-Jorge
A Espada-de-São-Jorge tem origem africana e é muito forte, já que sobrevive bem a poucas irrigações, ao sol intenso e ao frio. Coloque-a em um ambiente com muita luminosidade e regue em dias alternados, evitando que o solo fique seco por completo.

Plantas e decoração
Na hora de decorar a casa com plantas, vale dispô-las em vasos, jardins internos e jardins verticais (nas paredes). Vaso em frente a um espelho, por exemplo, é um bom recurso justamente por duplicar a beleza das flores e folhas. Confira algumas ideias nos projetos abaixo:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação/Evelyn Muller

A composição de vasos criou um jardim vertical ao lado da banheira. A proposta é da arquiteta Flávia Sá. Informações: (11) 3853-4606

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação/Marcos Rodrigues

Madeira de demolição forma o painel para dispor as plantas. O quadro vivo tem uma proteção para evitar o contato da água com a madeira. A execução da ideia da arquiteta Cilene Monteiro Lupi ficou a cargo da paisagista Fernanda Almeida. Informações: (11) 3062-7650

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação/J. Vilhora

A área da piscina ganhou toque verde com plantas dispostas em murais, no projeto assinado pela arquiteta Eliana de Sousa.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Plantas são o destaque da decoração da varanda proposta pela UMM Arquitetura. Vasos de diferentes tamanhos estão dispostos no chão, mesa e aparador. Para completar, plantas suspensas no mural e no pilar. Informações: (11) 3854-5653

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação/J. Vilhora

Samambaias conferem toque verde à área gourmet, assinada pela dupla Pilar Hernandez e Andréia Hernandes. Informações: (11) 7878-7685/9.8121-4700

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação/J. Vilhora

Na varanda proposta pela dupla Marcos Biarari e Marcio Rodrigues, as plantas estão em destaque. Vários vasos estão dispostos no chão e no aparador. O vaso com flores roxas e brancas enfeita a mesa de centro e confere cor ao ambiente. Informações: (11) 4221-1368

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação/J. Vilhora

A planta foi disposta em frente ao espelho para que duplique a imagem. A proposta é da dupla Marcos Biarari e Marcio Rodrigues.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação/J. Vilhora

A flor branca e a folhagem verde compuseram bem com o quadro com detalhes em amarelo, no ambiente assinado pela dupla Marcos Biarari e Marcio Rodrigues.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação/Marcos Milozi

O relevo da parede cria espaços para dispor pequenos vasos. A proposta é da Cactus Arquitetura. Informações: (11) 3080-2230

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação/Rômulo Fialdini

O verde das folhagens dá um toque a mais ao ambiente de cores claras e neutras. O projeto é da arquiteta Débora Aguiar. Informações: (11) 3889-5888

Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade