Casa e Decoração

publicidade

Pias para banheiros contam com diversos modelos e materiais

Quando usadas em conjunto ao restante da decoração, as pias ajudam a deixar o banheiro mais elegante
Foto: Denise Monteiro/Divulgação
 

Elas são parte integrante de qualquer banheiro e variam de acordo com a área que se tem para o cômodo e com o tipo de decoração escolhido para o local. As pias ajudam a deixar o ambiente mais sofisticado por conta dos materiais usados para fabricá-las e também pelos elementos que ajudam a enfeitá-la, como tampos e cubas.

A escolha por cada uma delas, de acordo com a arquiteta Tânia Bertolucci, é feita com base no tipo de uso. “Banheiros da família são funcionais, então é preciso escolher materiais mais resistentes e fáceis de fazer a manutenção, como mármore e porcelanato. Os lavabos podem usar adereços menos resistentes na pia, mas com maior efeito estético, entre eles, a madeira e o vidro, para os tampos”, comenta.

Já as cubas, segundo a arquiteta, são um capítulo à parte da decoração da pia. “Existe uma grande oferta para elas, que usam desde louça até acrílico. Eu gosto muito das opções monobloco, que unem cuba e tampo do mesmo material. Nesses casos, é preciso tomar cuidado no dimensionamento, para que ela não tome muito espaço da pia”, sugere. Além da opção monobloco, estão em alta as cubas com formatos irregulares e artesanais, que trazem a ideia de peças únicas e esculturais para os banheiros.

Na hora de compor a decoração sem que a pia fique destoada do restante da composição, uma das regras é pensar o banheiro como um todo. “O tampo e a cuba devem funcionar em conjunto e também é preciso pensar no espelho e na iluminação. Em casos especiais, quando o cliente tem uma cuba que gostaria de aproveitar ou um móvel antigo que pode ser usado como apoio para a pia, o projeto é lançado a partir de tal detalhe e tudo deve ser adaptado a ele”, aponta Tânia.

Terra