Casa e Decoração

publicidade

Fogão, forno ou cooktop: saiba qual escolher

Os cooktops devem ser instalados em uma bancada que tenha entre 30 e 60 mm de espessura
Foto: Divulgação: Whirlpool
 

Cooktops e fornos embutidos ou fogão convencional? Esta é uma importante escolha a ser feita na hora de montar uma cozinha. Segundo  Vanessa Chimirra, professora do curso de design de interiores da Universidade Anhembi Morumbi, para tomar essa decisão é preciso, em primeiro lugar, pensar como será esse espaço da casa e de que forma ele será usado.


Pergunte-se: “A área é integrada? Se sim, com a sala ou com a lavanderia? Você cozinha muito ou pouco?”, aconselha Vanessa. “Geladeira, fogão e forno devem ficar próximos, mas jamais lado-a-lado, pois um refrigerador pode apresentar problemas se ficar perto do calor do fogão”, diz a decoradora.


“Tanto o desempenho de cozimento quanto a eficiência energética são equivalentes entre os produtos da linha built-in (embutidos) e os fogões convencionais. A principal diferença é a questão estética”, afirma Renata Leão, gerente de engenharia de serviços da Whirlpool Latin America.


A ergonomia, porém, deve ser levada em conta. Os fornos instalados na altura da cintura são mais seguros. “Não é preciso abaixar para colocar a forma, evitando queimaduras. Além de permitir ver melhor o que está sendo feito, evita acidentes com crianças, já que o equipamento fica em um lugar mais alto”, diz Vanessa.  O cooktop pode ser instalado em um local onde trará mais praticidade para seu dia-a-dia. 


“A vantagem do fogão convencional é que ele é mais barato”, afirma Vanessa, lembrando que ele pode ser transportado com mais facilidade na mudança. “Já o embutido tem de ter um espaço para a ventilação”, alerta a decoradora.
 

Onde instalar

Depois de decidir qual é o equipamento ideal para a sua cozinha, é preciso saber onde instalá-lo. Primeiro, saiba quais são as dimensões do produto antes de confeccionar o nicho. “Isso evita que paredes sejam quebradas ou que o consumidor compre um produto que não cabe na bancada”, explica Renata. É fundamental que as paredes do produto não entrem em contato direto com as do móvel.


“A superfície de apoio do forno deve ser sólida, nivelada e no mesmo plano do fundo da abertura do nicho ou gabinete. E a base do móvel onde o produto vai estar apoiado deve estar apta a suportar seu peso”, alerta Renata. Também é importante deixar um espaço aberto atrás do aparelho.  O local deve ser arejado, mas livre de correntes de ar para não apagar as chamas. “O cooktop pode ser instalado em qualquer superfície plana, como mármore, granito ou madeira, desde que esta suporte o calor”, acrescenta.
 

Elétrico ou a gás
Segundo a gerente da Whirlpool, os fornos a gás e elétrico têm um desempenho de cozimento e custo semelhantes. “O que os diferencia são suas funções”, diz.


Além de elétrico e a gás, os cooktops ainda podem ser por indução. Este tipo de aparelho tem um campo eletromagnético criado por bobinas de cobre energizadas (com corrente elétrica) posicionadas abaixo da superfície da mesa que o faz aquecer. Enquanto um aparelho por indução demora 6 minutos para ferver a água, o elétrico leva 10 e o a gás, 9 minutos.

PrimaPagina Terra Terra