PUBLICIDADE

Evento mostra como decorar gastando menos; veja 40 ambientes

Compartilhar
Exibir comentários

Uma mostra de decoração que tem edições em sete capitais brasileiras pode ser uma inspiração a quem tem orçamento apertado para decorar ou reformar. O Morar Mais por Menos convida arquitetos e designers de interiores de cada região a criar ambientes em que a economia de materiais e o uso de técnicas sustentáveis devem ser a regra. Não que os produtos usados nos ambientes saiam a preço de banana – há espaços com cascatas ou com controle de som por iPod, por exemplo. Mas, em geral, custam menos do que os geralmente suntuosos projetos de exposições como Casa Cor e similares.

Espaço do Jovem Casal, criado pela arquiteta Cristina Japiassú para a edição de 2012 do Morar Mais por Menos no Rio de Janeiro. O ambiente usa estantes feitas de contêineres de navios
Espaço do Jovem Casal, criado pela arquiteta Cristina Japiassú para a edição de 2012 do Morar Mais por Menos no Rio de Janeiro. O ambiente usa estantes feitas de contêineres de navios
Foto: Morar Mais por Menos Rio

Entre as saídas criativas para decorar com pouco está o reaproveitamento de móveis usados. Foi o que fez a arquiteta Rafaela Lourenço na quitinete que planejou para a edição deste ano do Morar Mais por Menos Brasília. No espaço equivalente ao de um apartamento de 37m², ela usou um sofá velho com estofamento renovado, adaptou um aparador para ser usado no banheiro e reformou uma geladeira antiga. Para executar esse projeto do zero numa residência, diz, o custo total chegaria a cerca de R$ 60 mil.

Uma das idealizadoras da mostra, a carioca Sabrina Schuback passou a organizar o evento depois que se casou e teve que decorar uma casa nova. “Tive a experiência de ter um profissional de arquitetura planejando a casa dentro do meu orçamento e queria mostrar que é possível decorar ambientes de maneira acessível”, conta.

Criado em 2004, o Morar Mais por Menos cresceu, e a marca passou a ser licenciada para empresas de eventos realizarem a mostra em outras capitais. De outubro a dezembro, acontecem as edições do Rio de Janeiro, Campo Grande e Curitiba. Em 2012, já receberam o evento Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá e Goiânia. No próximo ano, Vitória entra também no circuito.

A mostra deste ano no Rio de Janeiro vai até 4 de novembro. Soluções criativas para baixar custos não faltam. Em um quarto, móveis foram feitos com madeira de tapumes de obra. Numa cozinha, um carretel de madeira usado para fiação de rua se transformou em mesa. A iluminação de LED, que consome menos energia, predomina na maior parte dos espaços.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade