PUBLICIDADE

Deixe sua casa mais alegre com patchwork na parede

22 nov 2012 - 07h00
(atualizado às 07h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das melhores maneiras de mudar um ambiente é criar painéis e paredes de cores diferentes. Isso pode ser feito por meio de patchwork, que consiste em mesclar estampas e cores em forma de retalho. Esse tipo de trabalho começou com colchas, tapetes e outros materiais em tecido, mas hoje pode ser encontrado em revestimentos de superfícies em casas, apartamentos e mesmo estabelecimentos comerciais.

Neste projeto, o arquiteto Eduardo Sáinz escolheu usar o amarelo por considerá-lo uma cor bem brasileira, misturando diferentes tons e desenhos
Neste projeto, o arquiteto Eduardo Sáinz escolheu usar o amarelo por considerá-lo uma cor bem brasileira, misturando diferentes tons e desenhos
Foto: Divulgação/ Um a Um Arquitetura

“É um elemento que dá vida”, diz o arquiteto Eduardo Sáinz, do escritório Um a Um Arquitetura, de Brasília. Por isso mesmo, tende a ser mais comum em cômodos mais movimentados. “Em espaços de relaxamento não combina muito, pois o objetivo dele é brincar”, explica Sáinz. Em quartos, por exemplo, o recurso pode não ficar muito bom, mas o arquiteto afirma que tudo depende da dinâmica da família.

Para usar esse tipo de técnica, é preciso ter em mente, em primeiro lugar, a geometria do desenho. “Na arquitetura, tudo tem que ter uma geometria muito bem definida”, diz Sáinz. Dependendo do tipo de exposição que a pessoa quer dar ao espaço, do tamanho do cômodo e mesmo da cor que vai ser usada, pode-se optar por painéis ou um trabalho na parede inteira. O material também pode ser variado: desde ladrilhos até o uso de recortes de papel de parede.

Cores

A escolha da(s) cor(es) é igualmente fundamental. Pode-se usar uma mistura mais forte ou da mesma cor em diferentes tonalidades. “Depende muito do gosto da pessoa”, observa o arquiteto de Brasília.

Para que o serviço tenha uma boa finalização, é importante pensar em que tipo de iluminação o partchwork terá: é preciso que ela ajude no destaque dessa parte do cômodo e também  na integração com o resto do ambiente. “Essa tipo de trabalho, que dá vida ao ambiente, precisa ser sempre pensado em relação ao ambiente inteiro”.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade