Casa e Decoração

publicidade

Cursos de graça ensinam a fazer e manter objetos decorativos

Ao fazer seus próprios enfeites ou móveis, o morador deixa a casa ainda mais personalizada
Foto: Shutterstock
  • Especial para o Terra
 

Deixar um ambiente com a cara do morador envolve, em grande parte, a escolha e a disposição de objetos – quadros, vasos, pequenas esculturas, peças de tapeçaria. Um jeito de personalizar ainda mais a decoração é fazer os próprios itens decorativos. É barato e divertido. E quem sabe você, ao encarar a tarefa com as próprias mãos, não descobre um talento adormecido?

Uma boa maneira de lançar-se na empreitada é fazer um curso, ainda que informal. O site Oficina de Casa (www.oficinadecasa.com.br), por exemplo, criado em outubro de 2011 pelo administrador e arquiteto Marcelo Aguilera, conta com vídeos que ensinam o passo a passo da construção de mobílias, brinquedos, peças em ferro e até mesmo como montar um quadro de avisos usando materiais simples. Também há dicas para quem quer fazer reformas mais pontuais, como tapar o buraco das paredes ou fazer a manutenção de uma cama.

A Vila do Artesão (www.viladoartesao.com.br) é outra opção que inspira os moradores a fazer seus próprios enfeites. O site surgiu como extensão virtual de um local de exposição e vendas de obras artesanais que existia em João Pessoa e era comandada pelos artistas Cris Turek e Marcelo Pereto. Hoje, o endereço deles na internet reúne dicas de como integrar materiais recicláveis na decoração, como criar mandalas, fazer papel machê, entre outros adornos. Se você se empolgar e achar que consegue até obter uns trocados com seus artesanatos, pode comprar um espaço de divulgação no site ou participar da seção “O artista é você”, que divulga os trabalhos mais legais da página.

Outro modo gratuito de, sem gastar dinheiro nem sair de casa, aprender a fazer objetos para seu lar é ficar de olho no recém-inaugurado canal no YouTube da rede de materiais de construção Leroy Merlin (www.youtube.com/user/LeroyMerlinBRA?feature=watch). Seguindo a linha do “faça você mesmo”, as primeiras lições ensinam a montar um closet ideal.

Já a C&C, empresa que também atua no mercado de construção e decoração, oferece uma série de cursos presenciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A relação das aulas, que inclui aplicação de papéis de parede, dicas de iluminação e impermeabilização, resolução de problemas hidráulicos, entre outros, pode ser vista no site (www.cec.com.br/cursos-gratis).

Terra