Casa e Decoração

publicidade

Cor verde é coringa que acalma e refresca

Para fugir do branco, tons esverdeados são uma opção muito funcional. Dentre os tons coloridos, o verde é o mais coringa de todos, diz a arquiteta Maria Helena Torres. Neste projeto, a parede já era nesse tom, e Maria Helena tornou o ambiente mais claro para destacar a cor. Informações (21) 8767-6444
Foto: Divulgação
  • Especial para o Terra
 

As cores claras, sobretudo o branco, são as mais usadas nas paredes dos imóveis brasileiros, porque combinam facilmente com outras tonalidades. Mas há outras opções para fugir dessa escolha clássica – como o verde. “Dentre os tons coloridos, é o mais coringa”, afirma a arquiteta Maria Helena Torres, do Rio de Janeiro. Por isso mesmo, cabe em todos os ambientes.

Tem sido muito usado em banheiros. Mas é preciso tomar algumas precauções. “Na parede atrás do espelho, não se deve usar um tom puxado para o musgo, pois atrapalha o reflexo”, afirma Maria Helena. Para esse ambiente, ela recomenda um verde mais claro – aliás, a arquiteta recorre muito a essa cor nos banheiros que projeta no calor da capital carioca. Até por isso, tem buscado o tom exato do famoso mar do Rio de Janeiro.

Outra característica do verde é passar a sensação de calma. Por isso, fica bem em quartos e salas. Para uma cliente que já tinha uma das paredes pintadas nessa cor, Maria Helena sugeriu tornar a sala mais clara, tirando móveis de tons escuros, para ressaltar o colorido. O resultado foi um ambiente mais aconchegante. “Os tons esverdeados confortam as emoções e transmitem equilíbrio e esperança”, avalia a designer de cores da Suvinil Ana Kreutzer.

Na cozinha, a arquiteta prefere apostar em outras cores. “O verde vai bem nesse ambiente, mas a cozinha fica melhor com cores mais quentes, que instigam mais o apetite e a vontade de ficar junto.”

E com que outras cores ele vai especialmente bem? Ana destaca tons de caramelo, laranja e vermelho. Maria Helena gosta da combinação com bege e um “azul arroxeado.” A arquiteta ficou contente com o resultado de um projeto para um banheiro que tinha como peça principal um grande painel representando um campo de lavandas. Ela usou, então, pastilhas verdes e lilás para ornar com a imagem, além de fazer a pia também em tons esverdeados.

Terra